Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Sensação térmica durante a procissão de domingo pode chegar aos 39º

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/10/2017 00h00

A dois dias do início das procissões do Círio, os romeiros que se preparam para acompanhar as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré devem atentar para alguns cuidados que podem ajudar a evitar problemas de saúde causados principalmente pelas altas temperaturas, comuns nesse período do ano.

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e pela Coordenadoria de Hidrometeorologia e Mudanças Climáticas (COMUC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a previsão do tempo para este final de semana é de calor intenso.

O sistema de previsão e monitoramento do clima indica uma média de temperatura entre 22 e 35 graus para o período que vai da sexta-feira (6) ao domingo (8), com tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas leves de chuva apenas no final da tarde ou o início da noite.

Na sexta-feira (6), durante a primeira procissão do Círio, a Romaria Rodoviária, a previsão é de céu claro, principalmente durante a manhã, com nebulosidade variável até o meio da tarde. “A partir das 14h, com a umidade em torno de 45%, será necessário um cuidado ainda maior com a exposição ao sol. Os romeiros não devem dispensar de maneira alguma o uso de protetor solar e a ingestão de água, para evitar desidratação e insolação”, explicou o coordenador de Hidrometeorologia da Semas, Saulo Carvalho.

Ainda na sexta-feira devem acontecer pancadas de chuva durante a tarde e também à noite, mas curtas e passageiras.

No sábado (7) as temperaturas devem ficar entre 22 e 24º no início da manhã (horário da missa que antecede a Romaria Fluvial, em Icoaraci). A partir das 9h, o calor sobe consideravelmente, oscilando entre 30 e 32 graus, e por volta das 12h, quando acontece a Moto Romaria, poderá atingir os 35º. “A diferença fica por conta da sensação térmica. Durante o Círio Fluvial, pelo fato da procissão acontecer em meio à baía do Guajará, os ventos ajudam a amenizar o calor, mesmo com o sol forte e intenso da manhã. Ainda assim, isso não exclui a necessidade do uso dos bloqueadores solares e do consumo de água”, comenta Saulo Carvalho.

Círio – No domingo, apesar das temperaturas se manterem muito próximas às apresentadas nos dias anteriores, o calor nos corredores do Círio deverá ser mais intenso por conta de diversos fatores, entre eles a baixa circulação dos ventos, a aglomeração de pessoas, a nebulosidade e o aumento da umidade relativa do ar, que bloqueia a transpiração natural do corpo.

“A sensação de desconforto térmico após as 9h aumenta bastante. No termômetro, a temperatura deve chegar a 35 graus do meio para o fim da procissão, mas a sensação térmica pode atingir os 39ºC. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar problemas como desmaios, insolação e desidratação, entre outros.