Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur fortalece gestão do turismo em Soure, Vigia e São Caetano de Odivelas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2015 14h06

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal do turismo e dinamizar os arranjos produtivos da cadeia econômica do turismo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) oferece um conjunto de ações de suporte e apoio ao desenvolvimento da atividade. Na quarta-feira (20), a prefeitura de Soure, e nesta quinta-feira (21), as prefeituras de Vigia e São Caetanos de Odivelas, receberam equipamentos de informática e também orientação para qualificação profissional, acesso a recursos financeiros, legalização e informação promocional nestes municípios.

“É um trabalho que tem como objetivo maior a compreensão e o entendimento do turismo como uma atividade econômica e como o poder público e o empresariado podem advir juntos os benefícios e as vantagens de uma atividade que é a base da nova economia de mercado, a partir do fluxo e circulação de pessoas e capital”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Em Soure foi apresentada a matriz de investimentos do Prodetur, que destinará ao Marajó 50% do valor total do contrato de US$ 44 milhões, que será firmado entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O Prodetur será um divisor de águas. O projeto mais importante da história do turismo paraense”, afirma Góes.

Para o prefeito de Soure, João Luiz Melo, para haver o crescimento municipal é preciso integração com o Estado e a iniciativa privada. “A gente vem trabalhando com o turismo em Soure desde 2000 e sempre defendemos o turismo como uma saída positiva para o nosso município. É a porta para a atração de investimentos no polo. Temos que pensar no Marajó como um todo”, diz.

Os encontros em Vigia e São Caetano de Odivelas contaram com a presença de prefeito, secretários municipais, vereadores e de empreendedores dispostos a investir esforços na atividade turística. Ambos os municípios receberão apoio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) para a realização de cursos para capacitação de mão de obra local na prestação de serviços ao visitante.

Em Vigia, já estão definidos a reativação do Conselho Municipal de Turismo, elaboração do Plano Turístico do Município e atualização do inventário da oferta turística. De acordo com o diretor de Turismo, Raul Lobo, o foco de atuação está em produtos dos segmentos gastronômico, ecológico, patrimonial e religioso.

O prefeito de São Caetano de Odivelas, Mauro Rodrigues Chagas, o Macalé, destacou a importância da parceria no setor. “Isso é um pacto para alavancarmos o turismo. Uma solução para desenvolvimento econômico em nosso município”, destacou, ao mencionar a pesca esportiva, a culinária do caranguejo e o Boi de Máscaras como produtos turísticos relevantes, que oferecem oportunidades no setor.