Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Jogos Estudantis Paraenses seguem no fim de semana em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2015 18h19

Os Jogos Estudantis do Pará (JEP), promovidos pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (NEL/ Seduc), seguem neste fim de semana, com as partidas de voleibol de praia e futsal da regional da Região Metropolitana de Belém. São mais de 200 escolas inscritas para a regional, dos municípios de Belém, Marituba e Santa Bárbara do Pará. O município de Ananindeua ainda fará a etapa municipal. Os jogos da RMB ocorrem até o dia 28 de junho, com competições nos fins de semana e feriados.

A primeira parte do campeonato de voleibol de praia feminino e masculino, categoria B, de 15 a 17 anos, será neste sábado (23), das 9h às 13h, no Sesi de Ananindeua, com a disputa das escolas Santa Rosa, Justo Chermont, Colégio Dom Bosco, Sophos, Teorema e Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA). As etapas finais ocorrem no domingo (24), das 9h às 11h. Os campeonatos da categoria B de futsal, masculino (grupos 1 e 2), ocorrem também neste sábado (23), no Ginásio Poliesportivo Raimunda Fernandes Albuquerque, no NEL.

São Miguel do Guamá – A etapa regional dos JEP São Miguel do Guamá, no nordeste do Estado, se encerrou nesta sexta-feira (22), no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Externado Santo Antonio Maria Zaccaria, e já vai levar alunos atletas de tênis de mesa e de futsal dos municípios de Augusto Corrêa, São Miguel do Guamá e Concórdia do Pará, para a etapa estadual, que será no período de 11 a 16 de agosto, em Belém.

Pela primeira vez recebendo uma regional, São Miguel do Guamá abriu os jogos na última quarta-feira (20), já com uma rodada de futsal com os atletas da Casa e Concórdia do Pará, numa partida acirrada de 5x4 para os visitantes que também acabaram perdendo para o time de Augusto Corrêa, por 5x2, na manhã desta sexta-feira. Já em vantagem por terem levado o time da casa aos pênaltis na noite da última quinta-feira (21), Augusto Corrêa foi a grande estrela desta seletiva de rodízio simples, levando a medalha de campeão para a casa.

Muito emocionado, o aluno atleta Carlos Rogério, da escola municipal Professora Rosa Athayde, agradeceu pela receptividade da organização dos jogos em São Miguel do Guamá. “Tivemos um jogo bem difícil ontem e agora chegar até a final, não sei nem como explicar, mas todos nós viemos confiantes na vitória, apesar de ter treinado em cima da hora. Faz três anos que a gente era vice e agora é a primeira vez que Augusto Corrêa é campeão. Lutamos, lutamos muito”, declarou.

O gerente técnico do NEL na competição, João Albino Aleixo Pacheco, destacou o desempenho das três equipes de futsal. “Apesar de poucas equipes, tivemos uma excelente participação dos atletas de todos os municípios e um desempenho de alto nível técnico. Tivemos uma regional com boa hospitalidade de São Miguel do Guamá, disputadas acirradas, mas os jogos ocorreram dentro da normalidade”, avaliou.

Tênis de mesa – O aluno do Sistema de Ensino Incentivo, de São Miguel do Guamá, Davi Dombroski Gabriel, foi o grande vencedor do campeonato de tênis de mesa, na categoria A, masculino, de 12 a 14 anos. A competição ocorreu na tarde de quinta-feira (21), com a participação dos estudantes Rian da Silva Borges, de Augusto Corrêa, também classificado para a etapa estadual, com o segundo lugar, e João Vitor Araújo da Silva, de São Miguel do Guamá, que ficou em terceiro lugar.

Treinando há três anos, o jovem Dombroski mostrou o comprometimento com o esporte e alto nível técnico na quadra. Incentivado pelos pais, que o auxiliam no treino, o campeão da categoria A de tênis de mesa já está familiarizado com as competições e já carrega algumas medalhas de primeiro lugar.

No domingo passado, o jovem arrebatou o título no campeonato em Paragominas, na categoria Sub 17. "Ano passado consegui ficar em primeiro na regional dos JEP em Irituia, mas na outra etapa fiquei em terceiro lugar e não pude participar da etapa estadual. Agora irei com essa vitória e isso significa para São Miguel do Guamá que existem outras modalidades que podemos investir, porque infelizmente no Brasil o incentivo maior é para o futebol", avaliou.

Regional 2016 – Além de campeão na categoria futsal, masculino, o município de Augusto Corrêa deve sediar a etapa regional do nordeste paraense em 2016. A proposta foi solicitada pela prefeita do município, Maria Romana Gonçalves, que deve fazer uma visita à equipe do NEL para formalizar o pedido.  

Com a sede dos jogos em Augusto Corrêa, a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Ana Glória Guerreiro, explica que municípios vizinhos como Viseu, Bragança e Capanema poderão aderir à regional do nordeste, equilibrando assim os municípios por regiões. “Isso é muito bom porque os JEP começam a se dividir geograficamente melhor, com uma média de quatro a cinco municípios por regionais, até alcançarmos os 144 municípios do Estado do Pará, que é a nossa meta”, explicou ela.

Campeonatos regionais – As etapas regionais dos JEP envolvem mais de 50 municípios do interior do Estado e Região Metropolitana de Belém, que terá competições em todas as modalidades esportivas. Também sediarão os JEP 2015 os municípios de Maracanã, Ponta de Pedras, Curuçá, Moju, Portel e Marabá.

Após as regionais, os atletas disputarão os Super JEP, de 11 a 15 de agosto, em Belém, numa preparação para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, no segundo semestre. Ainda em agosto, será realizado o Escolar Paralímpico estadual, onde serão classificados os atletas que participarão das etapas nacionais, em Natal, no mês de novembro.