Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIODIVERSIDADE

Corredor da Metamorfose é nova opção de lazer do Mangal das Garças

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/05/2015 10h40

A partir da próxima quarta-feira, 27, os visitantes do Mangal das Garças terão mais um espaço para aprender sobre a biodiversidade presente no parque: o Corredor da Metamorfose. Anexo ao borboletário do Mangal - Reserva José Márcio Ayres, o Corredor será uma forma de conhecer o ciclo evolutivo e as relações ecológicas das borboletas.

Enquanto no borboletário os visitantes têm a oportunidade de ver a borboleta com proximidade, observando elas se acasalando e colocando ovos, no novo espaço a ideia é apresentar a diversidade de espécies e curiosidades sobre o animal.  “O corredor é um espaço complementar ao borboletário, porque nem todas as borboletas podem ser apresentadas dentro da Reserva. Então, essa diversidade deve ser mostrada aos visitantes e no Corredor da Metamorfose isso é feito de forma bem didática. Também é um espaço de alertar contra a biopirataria, falar sobre as relações ecológicas da borboleta e mostrar um pouquinho do trabalho realizado por trás do borboletário”, conta Igor Seligmann, biólogo e gestor do Mangal das Garças.

Educação ambiental - De terça a domingo, às 10h30, os monitores guias do parque conduzirão os visitantes por um pequeno roteiro explicativo no espaço, no qual eles poderão ter informações sobre a vida das borboletas e suas curiosidades.

O serviço faz parte da programação de educação ambiental oferecida pelo parque, que inclui também o Momento Alimentação dos animais, a Soltura das Borboletas, o Roteiro Expresso, a Visita Monitorada, o Teatrinho do Mangal, o Momento Ecozoo e durante o mês de julho a Colônia de Férias e oficinas educativas.

“A revitalização do Corredor e este novo produto fazem parte dos nossos projetos de educação ambiental e promoção da consciência ecológica. Nele, as pessoas podem saber mais sobre a borboleta e conhecer o trabalho realizado no Mangal, que começa desde o horto em parceria com a Colônia Agrícola Heleno Fragoso e termina na Reserva José Márcio Ayres, referência em produção de borboletas”, explica Gabriela Landé, presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço.

Inauguração - O Corredor da Metamorfose será lançado nesta quarta-feira, 27, às 9h, com evento que reunirá entidades do setor turístico da cidade e escola convidada.