PEQTur promove palestra sobre oportunidades de negócio na rota Belém-Bragança
Qualificar e capacitar àqueles que trabalham com o receptivo é um dos objetivos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com o ciclo de palestras do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur). Na próxima sexta-feira, 29, a partir das 9h, o tema abordado será “Rota Turística Belém-Bragança: Uma oportunidade de Negócio”.
O primeiro palestrante será o próprio secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que apresentará as oportunidades que surgem com o desenvolvimento da rota e que contribuem para o fortalecimento e fomento do turismo como fator de crescimento econômico na região.
Logo em seguida, Monica Coutinho, do programa CredCidadão, criado pelo Governo do Estado para aberturas e operações de financiamento, mostrará a melhor maneira de investir no setor, aplicando capital para geração de emprego, renda e postos de trabalho, por meio do turismo.
A PEQTur tem como base oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo, maneira eficaz de aumentar a eficiência e aprimorar a qualidade dos serviços prestados ao turista que nos visitam, favorecendo o produto turístico e contribuindo para o desenvolvimento do Pará.
“É um trabalho de formiguinha, buscando parcerias, para somar com o trabalho de capacitar trabalhadores ligados no atendimento ao público. Esclarecemos essa visão para empresários, em instituições ligadas ao turismo. Para isso, há a necessidade de qualificação para oferecer ao visitante do próprio estado, região e de nível nacional e internacional um ótimo receptivo”, explica a gerente de Qualificação Profissional e coordenadora do PEQTur, Flávia Lima.
Rota Turística
A nova rota turística e cultural Belém-Bragança, que parte de Belém pela rodovia BR-316, é um programa de Estado que tem como objetivo o desenvolvimento econômico da região, a partir de uma estratégia, na qual o fluxo que passa pela BR-316 possa ser desviado para os atrativos dos municípios, através da sinalização turística, promoção e divulgação da rota, além de informações disponibilizadas a partir de aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem esses destinos.
As oportunidades de negócios incluem restaurantes, cerâmica, pontos de venda de artesanato, hortifrutigranjeiros, especiarias como queijo caseiro, compotas, entre outros e balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas em seus municípios. O turismo é um setor que agrega valor na maioria das demais atividades produtivas e abrirá inúmeras oportunidades aos 13 municípios que compõem a rota.