Belém recebe 10ª Audiência Pública do PPA
O auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sedia nesta terça-feira, 26, a décima audiência pública de preparação ao Plano Plurianual que conterá as metas estruturantes e prioritárias do governo para os próximos quatro anos.
Com o objetivo de fortalecer o planejamento regionalizado, considerando a diversidade e as demandas das doze Regiões de Integração do estado, tendo como meta principal a diminuição da pobreza e das desigualdades, o PPA deve integrar planejamento, orçamento e gestão no cumprimento das diretrizes para o período de 2016 a 2019.
Com mais de dois milhões de habitantes distribuídos em uma área de 1.826 km², compreendendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara, a Região Metropolitana responde por 40% do PIB de serviços e 12% do PIB Industrial, setor em que se destacam os polos de Icoaraci e Ananindeua, e soma ainda vocações econômicas consolidadas na área de pesca e do turismo, que tem nos segmentos de eventos, negócios e cultura seu maior atrativo.
As audiências públicas já foram realizadas em Santarém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção, Tucuruí, Paragominas, Capanema e Breves, com ampla participação das representações locais. Todo o material recebido é sistematizado pela equipe da diretoria de planejamento da Secretaria de Planejamento (Seplan), coordenadora do processo, e em seguida é encaminhada para análise de comissões constituídas por vários órgãos. A sociedade é convidada a participar e apresentar suas proposições.
Serviço: Audiência Pública do PPA em Belém. Dia 26 de maio, a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire/CCSE/Uepa (Djalma Dutra, sn, Telégrafo).