Representantes do governo recebem 16 lideranças indígenas em encontro
Nesta terça (26) e quarta-feira (27), no Centro Integrado de Governo (CIG), o Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombos, vinculado à Casa Civil, promove o encontro de lideranças indígenas de diversos municípios do Estado e representantes do Governo do Pará a fim de que seja estabelecido um diálogo para a construção de uma política de apoio aos índios.
A comissão, composta de 16 lideranças indígenas, apresentou projeto solicitando a construção das diretrizes étnico-políticas da transparência e da democracia no que diz respeito às políticas públicas de defesa, proteção e promoção dos direitos humanos e indígenas executadas pelo governo do Estado. Entre as lideranças, o encontro terá a presença de Ubirajara Nazareno Sompré, de Marabá; Valdeci Tembé, de Paragominas; Josias Manhuary Munduruku, de Jacareacanga; e, Baykajyr Kaiapó, de São Félix do Xingu.
A reunião terá uma discussão inicial com as lideranças e uma reunião com os secretários e dirigentes das diversas áreas de interesse da comissão. Os povos indígenas do Pará têm buscado a afirmação da identidade e a garantia de direitos enquanto indígenas. Do encontro participam ainda a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Suely Menezes; o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Michell Durans; a titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene; o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hildegardo Nunes; o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt; e a coordenadora da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Joelma Alencar.
Participam também representantes das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Educação (Seduc) e de Saúde Pública (Sespa), além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab).