Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA DO LIVRO

Escritores participam de bate-papo com estudantes das escolas estaduais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2015 16h27

Durante a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, ocorrerá, nos dias 1º, 2, 3 e 5 de junho, o projeto Pan na Escola, que promove o bate-papo entre um escritor e estudantes de escolas estaduais, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e contribuir para o desenvolvimento do cidadão, com a promoção da inclusão social e cidadania.

O projeto é executado em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), que este ano participa por meio do projeto Livro Solidário, para estimular atividades voltadas à produção de poesias, contos, peças de teatro, desenhos e demais manifestações artísticas que sejam resultado da leitura de livros em sala de aula ou nos espaços de leitura já existentes.

Os escritores convidados do Pan na Escola são Bia Bedran, Stella Maris, Maurício Leite e Ignácio de Loiola. Maurício Leite desenvolve o trabalho “Mala de Leitura”, experiência com a promoção do livro e incentivo à leitura que partiu da Amazônia e hoje é trabalhada nos países de língua portuguesa, nos Estados Unidos, México e Espanha.

A Mala de Leitura promove o intercâmbio entre culturas por meio do livro. O trabalho é considerado inovador na formação de novos leitores, fazendo da leitura algo divertido e “prazeroso”. O público-alvo são docentes, técnicos de bibliotecas, animadores socioculturais e pais. Segundo Maurício Leite, que trabalha no Pará desde os anos 80, é um prazer poder contribuir com o incentivo à leitura. “O objetivo durante a feira é poder promover o livro e a leitura, fazer com que o Brasil possa ser o país da leitura e trabalhar com a questão social”, destaca.

Versatilidade

A escritora e cantora Bia Bedran vai apresentar na Feira do Livro dois trabalhos: o de escritora, em bate-papo com os alunos da Escola Estadual Mário Barbosa, no Sarau Solidário; e o trabalho de cantora, em que apresentará um espetáculo de histórias e canções chamado “Fazer o Bem”, que é tema de um de seus livros. A apresentação ocorrerá no sábado (30), às 20h, e no domingo (31), às 17h, no auditório do Hangar.

O Sarau Solidário do projeto Livro Solidário ocorrerá sempre no horário de 9h ao meio-dia, nos espaços de leitura da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) de Benevides, com a participação do escritor Ignácio de Loiola Brandão, no dia 5; na Terra Firme, na Escola Mário Barbosa, com a presença da escritora Bia Berdran, no dia 1; no Lar de Maria, com a participação do escritor Maurício Leite, no dia 3; e na Escola Panorama XXI, com Stella Maris Rezende, no dia 2.

A programação do estande da Seduc será no dia 3, no horário de 18h às 20h30, com sessão de autógrafos e roda de conversa com escritores negros paraenses, ação da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir). No dia 4, de 16h30 às 17h30, ocorre a sessão de autógrafos do livro “Lendas Amazônicas para Crianças”, das professoras Maria de Nazaré Melo e Silva Soares. No mesmo dia, às 18h, haverá o lançamento do livro “Ivo Viu a Uva e Wellington Viu o Mundo”. No dia 6, está marcada a sessão de autógrafos dos livros “Lendas Urbanas de Belém” e “Coleção Amigo Bicho da Amazônia”, escritos pelas professoras Maria de Nazaré Melo e Silva Soares, respectivamente.