Em São Miguel do Guamá, Etsus forma 43 técnicos em saúde bucal
Aconteceu nesta segunda-feira, 25, em São Miguel do Guamá, a solenidade de conclusão do curso de Técnico em Saúde Bucal. O curso é oferecido pela Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento foi iniciado com a mostra de trabalho dos alunos e encerrado com a diplomação de 43 alunos.
O curso tem como objetivo promover a formação profissional de técnicos em saúde bucal para que os trabalhadores possam atuar de forma consciente e participativa, como agentes de consolidação das políticas do SUS na área. “Pretendo levar a área à frente. Fazer especializações e me atualizar sempre”, disse Miriam Ferreira, de Santarém Novo, que trabalha na área de odontologia, e que viajava até o município de São Miguel para realizar a capacitação. “Eu fiz o curso de Auxiliar de Saúde Bucal e o meu sonho era fazer o de Técnico de Saúde Bucal, que nos capacita num nível a mais”, disse a formanda Maria de Nazaré Alves.
O diretor da Etsus, Raimundo Sena, explicou que a Escola Técnica tem como clientela prioritária os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará. “Essa é a oitava turma. Já são 350 técnicos de saúde bucal formados pela escola, de 2011 a 2015, e ainda temos três turmas em andamento. Essa formação é para a melhoria do SUS”, informou o diretor.
“O curso foi teórico e prático. Eles tiveram o momento dos estágios onde puderam fazer os atendimentos dos pacientes. E além das questões administrativas e preventivas, o técnico de saúde bucal é responsável por alguns procedimentos clínicos como raspagem, restauração, raio X, remover suturas, ou seja, uma responsabilidade a mais e essa turma está habilitada”, explicou Fábio Silva, cirurgião dentista, um dos professores do curso e patrono da turma.
Capacitação - O técnico de saúde bucal é capacitado para participar de ações de promoção, recuperação e manutenção da saúde bucal, trabalhando em equipes específicas e multiprofissionais. “Esse curso foi diferenciado. Eram pessoas de cidades distantes que se encontravam em São Miguel do Guamá, e esse trabalho com os alunos foi muito gratificante. Agora nos sentimos mais capacitados”, contou a concluinte do curso Fernanda Neri, que trabalha como auxiliar no município de Paragominas.