Alunos da escola Manoel Leite prestam homenagem ao educador
Há um ano a educação do Pará perdia um de seus mais expressivos nomes, o professor Manoel Leite Carneiro, que dedicou 60 anos da vida à arte do ensino em escolas públicas e privadas. Manoel Leite morreu aos 81 anos de idade e foi um dos fundadores do Grupo Educacional Ideal e professor de Matemática de gerações de paraenses. Em setembro de 2014, como forma de homenagear o mestre, a Secretaria de Educação (Seduc) inaugurou, no bairro do Tenoné, a Escola Estadual de Ensino Médio “Professor Manoel Leite Carneiro”, na área do Residencial Helena Coutinho.
Essa é a primeira escola obedecendo ao novo padrão de unidades escolares da Seduc, com doze salas climatizadas, estrutura de blocos administrativos e pedagógicos, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada e vestuário, biblioteca e outras dependências para atendimento da comunidade escolar. Vinte estudantes da escola comparecem, às 18 horas desta terça-feira (26), à missa pelo primeiro ano de falecimento do professor, no auditório do Grupo Educacional Ideal, em Batista Campos.
Na cerimônia religiosa, os estudantes serão acompanhados por diretores e professores da escola e pela diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes. “Vamos prestar essa homenagem ao patrono da escola ‘Manoel Leite’, o professor Leite, que foi um grande educador, dedicado à formação de gerações de estudantes, alguns deles inclusive na educação pública, além daqueles que seguiram carreira no ensino privado. Manoel Leite é o patrono dessa escola no Tenoné e é uma referência para todos nós, educadores e estudantes”, afirma a diretora.
A médica e professora Regina Carneiro, filha de Manoel Leite, desde a inauguração da escola externou a intenção de contribuir com o funcionamento da unidade, com ênfase no processo ensino-aprendizagem, envolvendo diretamente estudantes e professores. Nos moldes do pai, Regina pretende incentivar os melhores alunos com bolsas de estudo e outras ferramentas voltadas para a aprendizagem e desempenho dos estudantes. “Somos muito gratos por essa parceria, que externa a preocupação da professora Regina com a educação das crianças e jovens”, ressalta Clara Yunes.