Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Policiais militares participam de mutirão de doação de sangue no Hemopa, em Belém

Ação reuniu integrantes da Polícia Militar nesta quarta-feira (21) para incentivar a doação voluntária e ajudar a manter os estoques de sangue que abastecem hospitais do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
21/10/2026 22h11

Policiais militares do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP), da Polícia Militar do Pará (PMPA), participaram de uma caravana de doação de sangue nesta quarta-feira (21), na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), no bairro Batista Campos, em Belém. A mobilização teve como objetivo reforçar os estoques de sangue e incentivar a população a contribuir com o atendimento de pacientes que precisam de transfusões em hospitais do estado.

A iniciativa faz parte das estratégias do Hemopa para ampliar o número de doadores voluntários, por meio de parcerias com instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil. A participação dos militares também fortalece a colaboração entre a instituição e as forças de segurança pública.

Responsável pela coleta, processamento e distribuição de hemocomponentes no Pará, o Hemopa atende à demanda transfusional da rede hospitalar estadual. Para manter o abastecimento, a fundação realiza campanhas e caravanas de doação em diferentes municípios.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, destacou que a participação de instituições parceiras é fundamental para garantir a regularidade das doações e a manutenção dos estoques.

“A Fundação Hemopa tem a grande missão de atender toda a sociedade com bolsas de sangue, e essa responsabilidade nós compartilhamos com os diversos segmentos. As forças de segurança têm participado de forma bastante ativa para que possamos ter um estoque adequado e permanente”, afirmou.

Segundo o Hemopa, uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes, após o processamento e a separação dos hemocomponentes. Por isso, a instituição reforça a importância das doações frequentes, especialmente para assegurar o atendimento em períodos de maior demanda.

Para o tenente Paulo Santiago, a participação dos policiais militares representa mais uma forma de contribuir com a sociedade, além das atividades desempenhadas diariamente pela corporação.

“A importância é justamente contribuir não apenas com o risco inerente da nossa profissão, mas também com os cidadãos do dia a dia. Especialmente nos períodos que antecedem o final do ano, essa ação ajuda a recompor as reservas e assegurar o atendimento para toda a sociedade”, destacou.

Saiba como doar sangue no Hemopa

A sede do Hemopa fica na Avenida Serzedelo Corrêa, no bairro Batista Campos, em Belém, e recebe doadores de segunda-feira a sábado.

Para realizar a doação, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto e atender aos critérios de aptidão avaliados durante a triagem.

Empresas, instituições públicas, unidades militares e organizações interessadas em promover campanhas ou caravanas de doação podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br.

Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (91) 3217-7050.

Com informações da Ascom/Hemopa.