Governo do Pará forma 100 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar a segurança pública
Turma homenageia a governadora Hana Ghassan e conclui 2.840 horas-aula de formação, com preparação teórica e prática para atuar em todo o Estado
O Governo do Pará, por meio da Polícia Militar (PMPA), realizou, nesta quarta-feira (21), a formatura de 100 novos aspirantes a oficial do Curso de Formação de Oficiais (CFO 2025/2026), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. Os novos profissionais vão reforçar o efetivo da corporação em funções operacionais e administrativas, ampliando a atuação da segurança pública na capital e no interior do Estado.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos. A turma recebeu o nome de “Hana Ghassan Tuma”, em homenagem à governadora do Pará, que foi representada no evento pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Ed-Lin Anselmo.
Composta por 31 mulheres e 69 homens, a turma concluiu uma formação de 2.840 horas-aula, iniciada em junho de 2025, com duração de 16 meses.
Durante a solenidade, o secretário Ed-Lin Anselmo destacou a responsabilidade assumida pelos novos oficiais e a importância da renovação do efetivo para o fortalecimento da segurança pública.
“Ser oficial é assumir uma grande responsabilidade. A trajetória de cada um será construída a partir das decisões tomadas no exercício da profissão, sempre com base no conhecimento adquirido durante a formação. Hoje, o Pará é referência em segurança pública. Desde 2019, temos avançado na redução da criminalidade, e a renovação do nosso efetivo é um dos principais fatores desse resultado”, afirmou.
Reforço do policiamento em todo o Pará
Os novos aspirantes serão distribuídos entre os comandos regionais e as unidades da Polícia Militar na capital, contribuindo para ampliar a presença policial nos municípios paraenses.
O comandante-geral da PMPA, coronel Sérgio Neves, ressaltou que a chegada dos novos oficiais representa um avanço para a capacidade operacional e administrativa da corporação.
“Estamos recebendo 100 novos aspirantes que serão distribuídos entre os comandos regionais e a capital. Esse reforço permitirá ampliar nossa atuação nos bairros, nas periferias e nos municípios, fortalecendo o policiamento ostensivo e garantindo mais tranquilidade à população”, destacou.
Segundo o comandante-geral, a Polícia Militar já formou duas turmas de praças em 2026, e esta é a primeira turma de oficiais incorporada ao efetivo neste ano.
Somando oficiais e praças, a corporação contabiliza 2.500 novos profissionais para reforçar as atividades de policiamento em todo o Estado.
Formação integra teoria e prática operacional
A turma CFO 2025/2026 é a primeira de um ciclo de três turmas iniciado em junho de 2025. A formação foi organizada em três semestres, com uma matriz curricular composta por 65 disciplinas.
Um dos diferenciais do curso foi a integração entre o aprendizado em sala de aula e a experiência prática em operações policiais, permitindo que os cadetes vivenciassem situações reais desde o início da formação.
O chefe da Academia de Polícia Militar (APM) “Coronel Fontoura”, coronel Glauco Medeiros, explicou que os estágios operacionais começaram ainda no primeiro período do curso, incluindo a participação dos alunos nas atividades de segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém.
“Os cadetes começaram a estagiar muito cedo, ainda no primeiro período, durante a COP30. Foram 30 dias de atuação vinculada à conferência, o que contribuiu diretamente para o desenvolvimento das habilidades práticas e operacionais da turma”, explicou.
Além da experiência em um evento internacional, os alunos participaram de estágios de selva em parceria com o Exército Brasileiro e de atividades de segurança em eventos esportivos, incluindo clássicos entre Remo e Paysandu e partidas das Séries A e C do Campeonato Brasileiro.
Ao longo do curso, foram realizadas quase 500 horas-aula de estágio operacional, supervisionadas pelo Departamento Geral de Operações (DGO), em unidades da Polícia Militar.
Preparação para as demandas da sociedade
A formação também contemplou conteúdos voltados aos direitos humanos, às transformações sociais e às exigências da atividade policial contemporânea.
Segundo o coronel Glauco Medeiros, a proposta pedagógica da Academia de Polícia Militar buscou preparar os futuros oficiais para atuar com conhecimento técnico, capacidade de decisão e compreensão das demandas da população.
“Buscamos integrar teoria e prática desde o início da formação. Também priorizamos disciplinas que estimulam a reflexão sobre as transformações da sociedade, os direitos humanos e as novas demandas da atividade policial, preparando profissionais para atuar de forma técnica e responsável”, ressaltou.
O chefe da Academia destacou ainda que o ingresso no Curso de Formação de Oficiais exige bacharelado em Direito, requisito que integra o perfil de formação dos novos oficiais.
Conquista de um sonho e compromisso com a população
Para os formandos, a cerimônia representou o encerramento de uma jornada marcada por dedicação, disciplina e superação.
Natural de Belém, o aspirante a oficial Alison Silva celebrou a conclusão do curso como a realização de um objetivo construído desde o início de sua trajetória acadêmica.
“Essa formatura representa a realização de um sonho. Desde muito cedo, eu buscava o oficialato. Quando ingressei na faculdade de Direito, já tinha o desejo de seguir uma carreira voltada à área jurídica. Hoje, concretizo também o propósito de servir à sociedade como policial militar”, declarou.
A rotina de formação incluiu períodos de internato, treinamentos físicos e atividades acadêmicas que exigiram dedicação dos alunos durante os 16 meses de preparação.
“Foi uma formação muito exigente, tanto intelectual quanto fisicamente. Recebemos uma preparação sólida da Academia de Polícia Militar e, hoje, celebramos a concretização desse sonho”, concluiu Alison.
Com a formação dos 100 novos aspirantes, o Governo do Pará fortalece a renovação do efetivo da Polícia Militar e amplia a capacidade de atuação da corporação, com profissionais preparados para contribuir com a segurança e a proteção da população paraense.
Texto: André Macedo/Ascom Segup

