Mais de 800 atletas participam dos Jogos Estudantis em Maracanã
Mais de 1,5 mil pessoas, entre alunos, pais e representantes dos municípios de Bragança, Capanema, Igarapé- Açu, Mãe do Rio, Salinas, Vigia e Maracanã, participaram da abertura da etapa regional dos 57º Jogos Estudantis Paraenses (JEP), no ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Isidório Francisco de Souza, em Maracanã, nordeste paraense. A cerimônia reuniu mais de 800 atletas, que participam até domingo, 31, de disputas nas modalidades futsal, basquetebol, handebol, xadrez, tênis de mesa e voleibol.
A regional do JEP, em Maracanã, é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com a prefeitura. Segundo a coordenadora do NEL, Ana Gloria Guerreiro, é a terceira regional dos jogos. A primeira foi em São Miguel do Guamá, no período de 20 a 22 de maio, com a participação de delegações dos municípios de Augusto Corrêa e Concórdia do Pará. A Região Metropolitana de Belém também já iniciou a etapa, no último fim de semana, nos dias 23 e 24 deste mês, e segue até o mês de junho.
Ana Glória Guerreiro destacou a importância do evento para o município e disse que a comunidade estudantil só tem a ganhar com mais uma edição dos jogos. “Tudo isso é o verdadeiro Pacto pela Educação, porque é o momento de unir escolas privadas, municipais, institutos federais e também as escolas públicas, e tenho certeza que Maracanã terá uma regional maravilhosa, com sete municípios e mais de 800 alunos atletas presentes", frisou.
Durante a abertura, o secretario de Educação de Maracanã, Ivanei da Costa Lisboa, agradeceu pela parceria firmada com o Governo do Pará, por meio do NEL, que desde o ano passado permitiu levar mais uma edição dos jogos ao município. “Só tenho a agradecer também a todos os municípios presentes por fazer junto conosco essa linda festa de abertura. Tenho certeza que o povo está feliz por tudo que vem ocorrendo na nossa cidade", destacou.
O diretor da escola Isodorio Francisco de Sousa também ressaltou a importância do JEP, com a participação de atletas. "Estou muito feliz pela cidade estar recebendo um evento dessa grandeza. Só tenho a agradecer ao governo do Estado, que está lado a lado com a gente".
Disputas – O aluno atleta de handebol de Mãe do Rio, categoria A (sub 17), Lucas da Costa Barroso, 20 anos, disse estar feliz por participar do JEP. “É muito importante para todos nós, alunos. Estou feliz porque é uma competição muito disputada, e os atletas de Mãe do Rio chegaram dispostos a serem campeões”, disse.
Nesta quinta-feira (28), serão disputados os torneios de voleibol feminino, categoria A (12, 13 e 14 anos), entre Bragança e Maracanã; e masculino, entre Bragança e Salinas; basquetebol masculino, categoria A, entre Bragança e Mãe do Rio e na categoria B, Mãe do Rio e Bragança. Já no futsal feminino, categoria A, a disputa será entre Salinopolis e Mãe do Rio e, na categoria B, Igarapé-Açú e Bragança, entre outros.
Participam dos jogos estudantis mais de 100 municípios, que disputarão as vagas para a etapa estadual em dez regionais: Moju, São Miguel do Guamá, Maracanã, Portel, Ponta de Pedra, Marabá, Curuçá, Castanhal, Ananindeua e Região Metropolitana de Belém. As regionais funcionam como triagem, já que as equipes vencedoras de cada categoria vão para a estadual, nos dias 11 a 16 de agosto, em Belém.
As equipes classificadas para a etapa estadual representarão o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza (CE), entre os dias 3 e 13 de setembro (para a categoria A, de 12 a 14 anos), e em Londrina (PR), de 11 a 22 de novembro (categoria B, de 15 a 17 anos).