Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Castanhal recebe a última audiência pública do PPA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/05/2015 10h48

A Região de Integração do Guamá recebeu a última audiência pública de preparação ao Plano Plurianual 2016-2019, a pedido dos municípios próximos de Castanhal, sede do encontro desta quinta-feira, 28, quando representantes da sociedade civil e associações de classe encaminharam seus pleitos quanto às metas e prioridades a serem incorporadas no plano de investimentos do Governo para os próximos quatro anos.

As áreas de infraestrutura, educação e saúde, investimentos nas cadeias produtivas estratégicas e regularização fundiária foram itens largamente sinalizados no painel de demandas pelos municípios de Acará, Bujaru, Concórdia do Pará, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Santo Antonio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Tomé-Açu e Castanhal.

Além de ampliar a escuta social para municípios de outras regiões de integração, a audiência cumpre o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal e chama a sociedade para a prática da gestão compartilhada, sendo que foram realizadas outras 10 audiências em várias regiões do Estado.

José Alberto Colares, secretário de Estado de Planejamento (Seplan), afirmou que “há que se criar um processo regionalizado para discutir o estado em sua diversidade“, durante a apresentação da metodologia dos trabalhos, antecipando a exposição de Geovana Pires, diretora de socioeconomia da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), que explanou sobre a região, suas características e seus indicadores sociais e econômicos.

O prefeito de São Caetano de Odivelas, Mauro Chagas, presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep) e um dos articuladores do encontro, manifestou sua satisfação ao público presente comprometido com o processo de elaboração do PPA. “Vamos trabalhar juntos em prol da nossa região e do nosso estado”, afirmou.

As demandas não expostas pela população podem ser enviadas pelo site www.seplan.pa.gov.br/ppasite até 30 de junho. Uma reunião complementar ainda será realizada em Marabá, em data a ser confirmada.

Nas semanas seguintes, a Seplan realizará uma série de oficinas de elaboração de programas, coordenando equipe técnica das áreas de planejamento, orçamento e administrativa e equipes responsáveis pela execução de programas, projetos e ações advindas dos órgãos públicos, que terão como subsídios as agendas regionalizadas resultantes das audiências públicas.

<