Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Municípios aderem ao Sispae para avaliar desempenho escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/05/2015 16h42

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) funciona desde 2013 como um mecanismo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para levantamento e análise de dados sobre a relação ensino-aprendizagem, visando resultados positivos no desempenho dos estudantes da rede pública estadual de ensino.

Neste ano de 2015, a coordenação do Sispae pretende dar um salto no processo, providenciando a adesão dos municípios interessados em aprofundar a avaliação escolar. A meta é alcançar os 144 municípios do Estado, e em pouco mais de três semanas de funcionamento do sistema de adesão a partir do Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br) já aderiram 85 municípios. Segundo a coordenadora do Sispae, Conceição Brayner, os municípios devem enviar até 15 de junho os termos de adesão à Seduc, concretizando a adesão ao sistema.

O Sispae é uma política publica voltada para a qualidade do ensino na rede estadual, e nesse processo o município acaba se envolvendo de forma estratégica para o funcionamento das atividades e também gerencia as ações na Secretaria de Educação. São avaliados estudantes do ensino fundamental e médio, mediante aplicação de uma prova em data determinada.

As notas ou resultados são analisados, então, por um grupo de especialistas, resultando em um diagnóstico sobre a assimilação de conteúdos pelos estudantes em idades diferentes. Essa avaliação fornece os fatores associados ao desempenho dos alunos nas escolas, para planejamento de ações fundamentadas na cenário real das necessidades do alunado nas cidades paraenses.

O Sispae existe desde 2013, quando, então, foi elaborado um projeto piloto, permitindo a avaliação de desempenho de 223 mil estudantes de escolas estaduais e municipais em 73 municípios. Em 2014, foram 141 municípios na avaliação da rede municipal e 144 municípios na avaliação da rede estadual. Foi avaliado o total de 583.823 estudantes estaduais e municipais. A previsão dos técnicos para 2015 é possibilitar a avaliação de 1.142.908 estudantes de escolas municipais e estaduais em 144 municípios, com a aplicação da prova no mês de novembro.

<