Servidores promovem acolhimento a romeiros em Belém durante romarias
Funcionalismo Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), localizada no corredor do traslado para Ananindeua e Marituba, realizou ação de solidariedade voltada a peregrinos
Em clima de solidariedade e fé, servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) realizaram uma ação de acolhimento aos romeiros que passaram em frente à sede da instituição, na Travessa do Chaco, no bairro do Marco, em Belém. O trabalho foi feito entre a noite da última quinta-feira (8) e a manhã desta sexta-feira (9).
A iniciativa ofereceu apoio aos devotos nazarenos que se direcionavam à Basílica Santuário de Nazaré. “Essa ideia surgiu dentro do setor de Eventos, e nós abraçamos, enquanto instituição, enquanto servidores da Seplad", afirmou João Guilherme de Lima, servidor da secretaria.
"Tudo que conseguimos foi através de doação dos servidores, o trabalho também é voluntário. Esse é o segundo ano que fazemos essa ação de acolhimento aos romeiros. Hoje nós temos aqui um grupo grande de solidários. Comparado ao nosso primeiro ano, essa iniciativa cresceu muito, e aí está toda a emoção. A solidariedade é o norte maior dessa ação”, completou João Guilherme.
Instalado no estacionamento da secretaria, com acesso pela Avenida Almirante Barroso, o ponto de apoio ofereceu água, café, lanches e assistência aos romeiros. A iniciativa contou com a participação voluntária de 50 servidores, que se revezaram em três turnos de trabalho para garantir atendimento durante toda a noite e a madrugada.
Entre os romeiros acolhidos, estava José Alves, motorista, que participa da caminhada há três anos para cumprir uma promessa relacionada à saúde da filha, nascida durante a pandemia. “Minha motivação para a caminhada de hoje é sobre a minha filha, que nasceu na época da pandemia, naquela situação devastadora que teve no Brasil. A minha promessa foi três anos de caminhada se ela nascesse com saúde. Graças a Deus, ela nasceu com saúde. E hoje é o último ano, estou aqui cumprindo o último ano de promessa", disse o romeiro.
Ele elogiou o ponto de apoio. "É importante porque, por exemplo, eu senti um pouco a perna e, graças a Deus, encontrei esse ponto, onde me atenderam super bem, pois eu precisava de um gelol na perna, e agora estou cem por cento para continuar”, contou José.
A psicóloga Beatriz Ferreira também encontrou no ponto de apoio da Seplad o incentivo necessário para seguir e cumprir a promessa feita para Nossa Senhora de Nazaré. “Minha caminhada começou a partir de uma promessa que fiz no ano passado. Depois de alcançar uma graça, resolvi fazer esse percurso para agradecer pela conquista e cumprir minha promessa a Nossa Senhora. Achei o ponto de apoio importante, porque confesso que houve um momento em que pensei em desistir, pois estava sentindo muitas dores".
"Com a massagem, consegui aliviar um pouco o desconforto. Além disso, a comida e o incentivo das pessoas me motivaram a continuar. Considero esse apoio fundamental, inclusive para incentivar outros romeiros a seguirem até o final”, disse Beatriz.
A ação teve início às 17h e seguiu até a passagem da imagem peregrina, às 8h45. Os servidores se organizaram em três turnos: das 17h às 23h, das 23h às 5h e das 5h até a passagem da imagem.
Toda a estrutura do ponto de apoio foi viabilizada por meio de doações voluntárias dos próprios servidores. Eles se mobilizaram para arrecadar alimentos, bebidas e materiais necessários ao atendimento dos romeiros.

