Detran orienta romeiros sobre segurança do veículo e condutor para motorromaria nazarena
Órgão estadual de trânsito fará uma operação especial de fiscalização antes da procissão no próximo sábado (10) em Belém
A Motorromaria, que tradicionalmente acontece na manhã do sábado que antecede o Círio de Nazaré, deve levar uma multidão para as ruas de Belém. Para garantir a segurança de quem vai acompanhar a procissão sob duas rodas, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizará uma operação especial de fiscalização na chegada para a Motorromaria.
Mais de 100 agentes do órgão vão se concentrar desde às 7h, com barreira de fiscalização montada na avenida Visconde de Souza Franco com a Marechal Hermes. A recomendação do Detran é atentar para as regras de segurança do veículo e dos ocupantes da moto.
A maior atenção é com o uso do capacete, que será obrigatório para condutor e passageiro. Outra regra é quanto ao limite de passageiros na motocicleta e proibição do transporte de crianças menores de sete anos.
Além disso, o Detran vai fiscalizar motocicletas sem placas ou com a placas com sinais de adulteração, assim como as que apresentarem o silenciador (escapamento) defeituoso, deficiente ou inoperante e condutores com sinais de embriaguez.
O coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, explica que a ação montada para a Motorromaria atende a uma demanda da diretoria do Círio, e integra a Operação com o envolvimento de todas as forças de segurança.
“Nosso maior objetivo é coibir irregularidades que possam ameaçar a segurança de quem está chegando para acompanhar e pagar suas promessas na Motorromaria”, detalha.
Segundo ele, condutores em situação irregular identificados pela fiscalização só poderão acessar a área da procissão após os devidos ajustes apontados pelos agentes.
“Nossa recomendação é que os promesseiros da Motorromaria observem as condições do veículo com antecedência, não façam consumo de bebida alcoólica nas horas que antecedem a procissão e não esqueçam de usar os equipamentos de segurança”, conclui Feitosa.
Texto: Leidemar Oliveira - Ascom/Detran

