Órgãos de Governo oferecem serviços à população no Ação Global
Durante o Ação Global, realizado neste sábado, 30, no Serviço Social da Indústria (Sesi), em Ananindeua, órgãos do Governo do Estado marcaram presença levando serviços e atendimentos diversos à população, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
A Sespa ofereceu uma série de serviços à população, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia, testagens para a hepatite C, além de orientações sobre doação de órgãos, de sangue - por meio da Fundação Hemopa, e ainda informações e dicas para prevenção aos acidentes com escalpelamento nos rios amazônicos, causados por barcos com motor exposto.
Segundo a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Cisalpina Cantão, é de fundamental importância o trabalho de orientação sobre as hepatites virais, visto que contribui para a prevenção e cuidados para o combate a essas doenças. “Montamos uma equipe com mais de 20 profissionais. Informamos a população sobre a vacinação contra a hepatite B, que recomendamos as três doses. Além de orientar, também encaminhamos para a rede de serviço os pacientes com resultado positivo”, destacou.
Com o tema “Qualidade de Vida”, o Ação Global 2015 visa incentivar hábitos mais saudáveis na população, a exemplo da atividade física e alimentação saudável. Outros serviços também estiveram disponíveis à população, como vacinação, orientação para ser doador de órgãos para transplantes, emissão de documentos, como carteira de trabalho e identidade e orientação jurídica.
Eliana Sena, assistente social da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, ressaltou a necessidade de conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ela destacou que é necessário criar a cultura de doação de órgãos. “Se as pessoas não são informadas sobre o processo, dificilmente entenderão sobre a doação de órgãos”, ressaltou.
A respeito do escalpelamento, a coordenadora estadual de Mobilização Social, Socorro Silva, disse que o evento funciona como mais uma ferramenta para informar a população sobre esse agravo muito recorrente no Pará. Ela acrescentou que grande parte das vítimas é oriunda do Arquipélago do Marajó e do oeste paraense. “Atualmente temos 42 municípios que registram maior incidência de casos. É importante ressaltar que se deve manter o eixo do motor sempre coberto. Ao entrar em um barco com o eixo descoberto, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com as crianças”, explicou.
Ainda sobre o escalpamento, de 1982 até dezembro de 2014 foram registrados 409 acidentes com escalpelamento. O cenário estagnou nos últimos anos, com média de 10 a 12 casos por ano. No ano passado, 11 casos de escalpelamento – incluindo uma morte – ocorreram no Pará. Em 2013, o número de vítimas chegou a 10. Em 2015 não houve nenhum caso.
O Centro de Referência para Tratamento de Fumantes também esteve presente em parceria com a Casa do Diabetes. “Este é mais um trabalho educativo que serve para mostrar à população sobre os perigos do tabaco, principalmente associado ao diabetes”, reforçou.
O Ação Global é um projeto do Sesi e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população. No evento deste ano, em Belém, além da Sespa estiveram no evento 59 parceiros e mais de mil voluntários atendendo a população com serviços de Saúde, Educação, Cidadania e Esporte e Lazer.
Detran
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) levou equipes de agentes de educação e fiscalização, que relizaram abordagens educativas, orientações, dicas e informações sobre atitudes de prevenção e segurança no trânsito, além de tirarem dúvidas sobre os serviços oferecidos pela instituição.
"Nossas ações buscam sempre formar multiplicadores, ou seja, nossa intenção é que cada pessoa abordada reproduza essas orientações em casa, na escola, entre sua roda de amigos e familiares", diz Marcicléia Vieira, coordenadora da ação.
De acordo com a coordenadora, a metodologia utilizada visa atrair tanto crianças quanto o público adulto. “Utilizamos pintura orientada, contação de histórias, interação com a faixa cidadã e apresentação de vídeos educativos de trânsito, com crianças e adolescentes. Aproveitando a oportunidade apresentamos nosso mascote, o Transitom, um semáforo bem simpático", informou Marcicléia.
Para os jovens e adultos, os agentes de fiscalização fizeram demonstração do uso e funcionamento dos etilômetros (bafômetros) utilizados durante as operações de rotina ou especiais, assim como dos dispositivos de segurança e distribuíram material educativo/informativo. Na unidade móvel, equipada com computadores com acesso à internet, realizaram consultas sobre a situação de veículo e habilitação, além de sanarem dúvidas sobre licenciamento e vencimento dos finais de placa.