Pará marca presença em nova feira de turismo nacional
O Estado do Pará marcou presença na mais nova feira nacional do setor turístico. A primeira edição da Mostra Viajar foi realizada de 29 a 31 de maio, no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento encerrado neste domingo (31), contou com a presença do Pará em uma programação especial na qual o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, esteve presente, assim como a atriz e cantora Lua Blanco, no espaço denominado “Dicas de Viagem”. Lua é neta do ícone da Bossa Nova, o compositor e músico paraense Billy Blanco.
A feira, que teve a organização da Promo Inteligência Turística em parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), tem como objetivo despertar no público o desejo de consumir o produto turístico por meio de experiências sobre cada destino expositor. A organização estima cerca de 20 mil visitantes.
A presença de Lua Blanco é resultado de uma das estratégias da Promo e do MTur para atrair o cliente final, que é investir na imagem de celebridades. “Fizemos parceria com a Caras e com o SBT para trazer campanhas com famosos pelo Brasil”, conta Gisele Lima, presidente da Promo.
Como parte da programação da feira, a artista esteve em Belém na primeira quinzena de maio, conhecendo os atrativos turísticos e promovendo a cidade em mídias e veículos nacionais.
Adenauer Góes também participou da cerimônia que deu posse ao novo conselho diretor da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) durante a Mostra Viajar 2015. No evento, Luis Fernando Moraes passou seu cargo de presidente da entidade para o secretário da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues, que terá como vice Ademar Martins.
“A proposta é difundir a cultura de viagem e promover a busca pela experiência do consumidor, isto é, fazer com que ele sinta os destinos antes de conhecê-los”, explica Gisele Lima. “Queremos fugir dos formatos tradicionais trazendo experiências sensoriais nas exposições para que o viajante em potencial sinta o máximo do destino”, afirma.
Para o novo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a feira é uma iniciativa inovadora em um momento de oportunidades para o turismo nacional. “Nossos aeroportos estão modernizados, estamos construindo 500 novos hotéis e nossa infraestrutura está cada vez melhor. O País tem um mercado interno muito forte e isto pode ser notado na Mostra Viajar”, disse.
Entre os expositores presentes estiveram Mônaco, Dinamarca, Noruega, Ilhas Seychelles, Barbados e Arizona, além de Peru, México, Minas Gerais, Foz do Iguaçu, Santa Catarina, Distrito Federal e Maranhão, além de outras empresas do setor como a CVC, Ambiental, Pés no Ar, Movida Rent a Car.