Programação paralela atrai visitantes para a Feira do Livro nesta segunda
Em meio a um universo de mais de 96 mil opções de títulos literários dos mais variados gêneros, uma programação paralela toma conta da XIX Feira Pan Amazônica do Livro, até o dia 7 de junho, no Hangar. Uma delas é o Encontro Literário Nacional e o Encontro Literário Paraense, todos os dias, com convidados especiais. Nesta segunda-feira, 1º, os convidados são o autor paranaense Oscar Fussato e as paraenses Giselle Ribeiro e Luciana Brandão.
Ganhador do Prêmio Jabuti 2012, com o livro "Nihonjin", na categoria Romance, conta a história de um imigrante japonês que chega ao Brasil no começo do século 20 em busca de riquezas. A obra, que foi por várias vezes rejeitada por editoras, ganhou ainda o Prêmio Benvirá de Literatura e o Prêmio Bunkyô de Literatura em Língua Portuguesa. “Sempre acreditei nele”, diz sobre a obra. O autor vai participar pela primeira vez do Encontro Literário, às 19h, no auditório Dalcídio Jurandir. Em seguida, estará no Ponto do Autor.
De 17h30 às 18h30, no auditório Dalcídio Jurandir, tem início o Encontro Literário Paraense, com as poetizas Giselle Ribeiro e Luciana Brandão, que vão falar sobre poesia feminina.
Para Luciana Brandão, o Encontro Literário é uma oportunidade para discutir sobre a própria divisão de gêneros dentro da produção literária. “Comungo com uma determinada vertente da crítica literária, que sublinha o fato da poesia não ter gênero. A existência de uma poética feminina provém de alguém que trabalha com os limites da linguagem, seja esse escritor um homem ou uma mulher. Por isso, para além das questões de gênero, penso que a importância da presença desse tema numa feira literária nos permite discutir literatura, estilo, criação e as vanguardas da área”, afirma a escritora.
Nesta segunda-feira, a Feira dará início ainda à programação do Papo-Cabeça, onde um especialista em determinado assunto debate um tema voltado para o público jovem. O primeiro será com o arte educador Maurício Leite, conhecido nacional e internacionalmente como o Homem da Mala Azul, que desenvolve um trabalho voltado para o incentivo à leitura. O arte educador vai falar sobre o tema “Leitura, prazer e profissão”, das 15h30 às 17h, no auditório Dalcídio Jurandir.
Dentro da programação de seminários, das 15h às 16h, no auditório Eneida de Moraes, “Amazônia: Arquipélagos de Literaturas, Memórias e Cultura”, com a conferência: ''Arquipélagos de Literaturas e Memórias na Pan-Amazônia'', com Rosa Elizabeth Acevedo. Em seguida, o seminário terá uma mesa sobre ''Diversidade Literária na Pan Amazônia'', como o professor e pesquisador Paes Loureiro, Rosa Assis e o crítico literário Renan Freitas Pinto, do Amazonas.
Outra programação que promete atrair a atenção do público é a palestra “Projetos de leitura na escola”, às 15h, na Sala 1, com a escritora mineira Íris Borges que é psicóloga, livreira, distribuidora de livros, agente literária e atualmente dirige a Arco-Iris Distribuidora de Livros. Ela é presidente do Instituto Casa de Autores, curadora da Festa Literária de Pirinópolis (Flipiri) e da Feira do Livro de Brasília.
Em seguida, às 17h, o mesmo espaço recebe a palestra “Futuro da educação: Google for education”, com o gerente de Programas Senior do Google, Rodrigo Vale. Ele atua na Google, com foco em projetos educativos, trabalha na empresa desde 2005 e foi o responsável pela estratégia de adoção pelo mercado de ferramentas como Google Analytics e AdWords API.
A Feira segue ainda com programação de cinema no Cine Kioto, com Mostra Paraense e Japonesa, oficinas, exposições e um espaço voltado para criança, dentro do evento.
Serviço:
XIX Feira Pan Amazônica do Livro. Até o dia 7 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Horário da visitação: de 10h às 22h. Com entrada franca. Programação completa no
www.feiradolivro.pa.gov.br.