Uepa passa a usar programa do Google em ações pedagógicas
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é a primeira instituição de ensino superior do Norte do país a aderir ao programa Google For Education (Google para Educação), que visa fortalecer e incrementar positivamente as ações pedagógicas desenvolvidas por docentes. Trata-se de um pacote com cinco aplicativos para auxílio do professor e também para a melhor aprendizagem dos alunos.
“É possível ao professor criar grupos por classe com no máximo 50 alunos e, assim, divulgar trabalhos, criar fóruns e falar com todos os estudantes”, diz o professor de Matemática e usuário do programa Osvando Alves. Com a iniciativa, os professores podem promover a construção colaborativa de conteúdos, interagir mais facilmente com os alunos e gestores, além de construir ferramentas para interagir com diferentes setores, sistematizando e compartilhando informações.
“É uma gama de possibilidades que se abre, dando poder para qualquer funcionário criar e contribuir”, ressalta o professor e titular da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados da Uepa, Ítalo Di Paolo. O uso da plataforma educacional pretende fortalecer o dinamismo aos processos educacionais e gerenciais da Uepa.
Para usar o programa, não há necessidade de altos investimentos em infraestrutura central de sistemas computacionais ou de profissionais formados em tecnologia de informação. Com as ferramentas, toda a comunidade acadêmica poderá usufruir dos aplicativos que são, inclusive, adaptados para uso em dispositivos móveis.
O foco principal é a evolução tecnológica dentro da instituição e também a integração entre os servidores, a partir do uso das diversas ferramentas on-line. “A universidade tem muita dificuldade em evoluir tecnologicamente devido aos altos investimentos em infraestrutura e técnicos especializados. Com esta plataforma, que é gratuita, toda a infraestrutura física é de responsabilidade do Google e, com o e-mail institucional, toda comunidade acadêmica passa a acessar a ferramentas on0line’’, acrescenta Ítalo.
O pacote de aplicativos está disponível para docentes, técnico-administrativos, estagiários, bolsistas e alunos de pós-graduação da Uepa. O cadastro dos alunos de graduação está previsto para se iniciar em janeiro de 2016. Depois disso, o aluno poderá usufruir de todo o sistema como partícipe ativo de informação, além de usufruir de todos os outros serviços. Os servidores que ainda não têm cadastro devem solicitá-lo à Diretoria de Serviços de Processamento de Dados, localizada na Rua do Una, 156, no Telégrafo.
Para apresentar as possibilidades da Google para Educação nas instituições públicas, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa recebe, nesta terça-feira (2), às 10h, o gerente sênior do Google, Rodrigo Vale, que vai falar sobre “O futuro da educação com o uso de inovações e tecnologias”. A palestra é aberta à comunidade acadêmica da Uepa e de outras instituições de ensino.