Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSITO

Evento em Belém debate o uso da biometria na formação de condutores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/06/2015 17h13

O diretor geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Nilton Jorge Barreto Atayde, participou do evento “Segurança no Processo de Habilitação de Condutores de Veículos no Pará”, que discutiu nesta segunda-feira (1), no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, a formação de condutores e a implantação do sistema biométrico, de identificação pelas impressões digitais ou pela íris.

Nilton Atayde falou sobre as ações que vão atualizar a tecnologia no Detran, visando a adequação ao modelo já implantado em outros Estados. "O sistema biométrico permite acompanhar os candidatos a partir da matrícula nos centros de formação de condutores, registrando a frequência dos alunos. Sem dúvida é um meio bastante eficaz de monitoramento dos candidatos, que vai nos proporcionar melhor controle do processo", reiterou.

O diretor explicou que, com a implantação do sistema, o Detran vai ampliar o controle de frequência do candidato à habilitação inicial (permissão para dirigir). Ele lembrou também que esse sistema está previsto em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina aos Detrans de todo o Brasil identificar os candidatos pelas impressões digitais. Assim, todos os CFCs do Pará serão obrigados a ter biometria.

Nilton Atayde informou ainda que o Detran busca a parceria dos centros de formação para garantir maior qualidade no aprendizado do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando a melhor prestação dos serviços, com transparência e qualidade. “O Detran integra o sistema de segurança do Estado, e, como tal, deve cumprir com a lei. Se trabalharmos em conjunto, certamente o resultado será satisfatório”, ressaltou.

“Estamos em busca de uma nova era, uma fase de mudanças para melhor, e isso está sendo possível graças à visão da nova gestão do Detran e de empresários do setor empenhados em garantir um salto de qualidade nos serviços prestados aos usuários do Pará”, disse o presidente do SindCFC, Ed Carlos Martins.