“Pequenas Criaturas”: drama premiado estreia nesta quinta-feira (17), no Cine Líbero Luxardo
A programação ainda conta com documentário sobre a vida de Luiz Gonzaga e as dobradinhas dos longas “Não Haverá Mais Histórias Sem Nós” e “Eu, Tu, Ele, Ela”
O Cine Líbero Luxardo, renova sua programação nesta quinta-feira (17), com a estreia do premiado drama nacional “Pequenas Criaturas”, às 15h. A programação ainda conta com o documentário dirigido por Susanna Lira sobre a vida de Luiz Gonzaga, “Gonzaguinha, da Maior Liberdade” e as dobradinhas dos longas “Não Haverá Mais Histórias Sem Nós” e “Eu, Tu, Ele, Ela”. Todos os títulos seguem em cartaz até a próxima quarta-feira (23).
“Pequenas Criaturas”
Grande vencedor do prestigioso Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção e do prêmio de Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema do Rio. A obra é amplamente baseada em lembranças reais da diretora Anne Pinheiro Guimarães, que viveu em Brasília entre os 8 e 15 anos, por conta do trabalho do pai como diplomata.
Protagonizado pela consagrada atriz Carolina Dieckmmann, a história explora a solidão causada pelo deslocamento de uma mãe e seus dois filhos para Brasília em 1986, logo após o sumiço repentino de seu marido em uma viagem de negócios.
O processo de filmagem foi psicologicamente exaustivo para a protagonista, pois sua personagem, Helena, vive em um estado de forte depressão e isolamento silencioso, exigindo que a atuação fosse focada na implosão de sentimentos e em pouquíssimos diálogos.
“Gonzaguinha, da Maior Liberdade”
Dirigido por Susanna Lira, o documentário foi selecionado para a mostra competitiva de longa documentário no Festival de Gramado, também foi selecionado para o Festival do Rio e para a Mostra de São Paulo. A obra entra para história sendo o primeiro filme produzido após o falecimento do artista, trazendo André Dale interpretando Gonzaguinha durante uma entrevista ao Pasquim, contando suas histórias pessoais, arte e resistência.
A obra pesquisa em letras, imagens e sons, a fúria e a poesia de um dos artistas mais importantes para a construção e a discussão popular de nossa história democrática: Luiz Gonzaga Jr.
Com foco nas contradições e na liberdade do artista, o roteiro explora o contraste entre a fúria política de suas canções de protesto e a extrema sensibilidade poética de suas letras românticas e comoventes.
Dobradinhas - Após sucesso em sua primeira semana de exibição, os longas “Não Haverá Mais Histórias Sem Nós” e “Eu, Tu, Ele, Ela”, seguem em cartaz por mais uma semana na sala de cinema mais charmosa da cidade.
“Não Haverá Mais Histórias Sem Nós”
Dirigido por Priscilla Brasil, “Não Haverá Mais Histórias Sem Nós” é um manifesto político e cultural que questiona a construção histórica da Amazônia como um território vazio, disponível à exploração.
Entre Munique, na Alemanha, e Belém, no Pará, dois pesquisadores amazônicos investigam as origens dessa representação e revisitam séculos de exploração da região.
O documentário aborda como o racismo e a ideia de uma floresta sem voz continuam influenciando a maneira como a Amazônia é percebida no Brasil e no exterior.
A produção teve sua estreia mundial no Bali International Film Festival (Balinale), onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem. O filme foi premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), com o troféu de Melhor Longa-Metragem, além de receber Menção Honrosa do Júri da Imprensa. A obra também integrou a programação de eventos como a Mostra Ecofalante de Cinema e o festival português CineEco Seia.
“Eu, Tu, Ele, Ela”
Exibido em versão restaurada em 4K, “Eu, Tu, Ele, Ela” é considerado um dos trabalhos mais marcantes da cineasta belga Chantal Akerman. Realizado quando a diretora tinha 24 anos, o filme acompanha uma jovem que decide se isolar em seu apartamento após uma decepção amorosa.
Durante o período de isolamento, ela passa os dias entre tarefas domésticas e a escrita de cartas, até decidir deixar o apartamento e iniciar uma viagem. No percurso, estabelece relações com um caminhoneiro e uma ex-namorada.
A obra aborda temas como solidão, alienação, desejo e sexualidade feminina, utilizando uma linguagem cinematográfica marcada pela introspecção, pela subjetividade e pela exploração do tempo.
Confira a programação:
17/09 (Quinta-feira)
15h: PEQUENAS CRIATURAS
17h: GONZAGUINHA
18h35: EU, TU, ELE, ELA
20h15: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
18/09 (Sexta-feira)
15h: GONZAGUINHA
16h35: PEQUENAS CRIATURAS
18h35: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
20h10: EU, TU, ELE, ELA
19/09 (Sábado)
15h: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
16h35: EU, TU, ELE, ELA
18h15: PEQUENAS CRIATURAS
20h15: GONZAGUINHA
20/09 (Domingo)
15h: EU, TU, ELE, ELA
16h40: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
18h15: GONZAGUINHA
19h50: PEQUENAS CRIATURAS
21/09 (Segunda-feira)
15h: PEQUENAS CRIATURAS
17h: GONZAGUINHA
18h35: EU, TU, ELE, ELA
20h15: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
22/09 (Terça-feira)
15h: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
16h35: EU, TU, ELE, ELA
18h15: PEQUENAS CRIATURAS
20h15: GONZAGUINHA
23/09 (Quarta-feira)
15h: EU, TU, ELE, ELA
16h40: NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA SEM NÓS
18h15: GONZAGUINHA
19h50: PEQUENAS CRIATURAS
Serviço
- Cine Líbero Luxardo
- Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
- Inteira: R$ 12 | Meia: R$ 6
- Pagamento apenas em dinheiro
- Bilheteria aberta uma hora antes das sessões
- Lotação: 98 lugares
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição
Texto: Maurício Carvalho - Ascom/FCP

