Sespa promove seminário para profissionais de saúde intra-hospitalar
Com o objetivo de promover a integração entre hospitais e gestores municipais, ocorre nesta quarta-feira (3), às 13h, no auditório da Estação Saúde da Unimed, o Seminário de Sensibilização da Área de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é uma preparação para o curso de aperfeiçoamento em desenvolvimento gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar, que começa neste mês.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, Rosário Mota, o seminário – organizado pelo Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências, em parceria com o Hospital do Coração –também tem o intuito de apresentar a proposta do curso como uma estratégia de educação permanente para o aprimoramento do fluxo do paciente agudo no ambiente hospitalar.
Também serão apresentados resultados e o plano de avaliação do processo. “Será feita ainda a pactuação para uma agenda de trabalho que favoreça a formação de facilitadores da aprendizagem, gestores e a produção de resultados tendo em vista a qualidade do cuidado do paciente”, diz Rosário Mota. Na programação do seminário haverá ainda a exposição do projeto, e em seguida a aula magna “A crise dos serviços hospitalares de urgências no Brasil: elementos para uma agenda transformadora em prol dos direitos humanos”, com Armando De Negri Filho.
Curso - Com início nos próximos dias 10 e 11 e término em dezembro de 2015, o treinamento será composto por dez módulos, com aulas presenciais em dois dias consecutivos e intervalo de três semanas, às terças e quartas-feiras. O evento desta quarta-feira terá como objetivo desenvolver a capacidade gerencial, fomentando mecanismos de incentivo a lideranças para atenção às condições de saúde agudas no ambiente intra-hospitalar, no contexto da Rede de Atenção às Urgências de caráter regional.
O público-alvo são os profissionais de serviços de saúde envolvidos com a gestão intra-hospitalar, essencialmente diretores do hospital e coordenadores do serviço de urgência (pronto-socorro), dos serviços de apoio diagnóstico (laboratório e radiologia, entre outros), de alas ou enfermarias, do centro cirúrgico e da unidade de terapia intensiva. Também participam coordenadores de áreas técnicas de apoio (regulação interna e registro de admissões e altas, farmácia, nutrição, controle de infecções, serviço social e outros) e de sistemas de apoio (limpeza, segurança, abastecimento e outros).