Primeira língua de concreto da ponte Moju Cidade será retirada na próxima sexta-feira
Os trabalhos de instalação do A-Frame, equipamento que vai cortar as línguas de concreto que ficaram penduradas na estrutura da ponte Moju Cidade, entraram na fase final de montagem, no lado da ponte que fica para o Moju. Nesta segunda-feira, 1, as janelas para fixação dos olhais (sistema de tração) foram concluídas. Já na terça-feira, 2, serão fixados ao corpo do A-Frame os strand-jacks (macacos hidráulicos), que irão fazer a retirada das línguas. A previsão é que a primeira das duas partes penduradas seja retirada na próxima sexta, 5.
Do lado de Abaetetuba, o mesmo conjunto de equipamentos já começou a ser montado. A base de concreto da ponte já recebeu todos os cortes e perfurações necessários para posicionamento e elevação da estrutura mais alta e mais pesada do A-Frame. Ou seja, a montagem no lado de Abaeté não depende da conclusão da margem contrária para ser iniciada. Como muitas das peças precisam ser soldadas, o trabalho ficou parcialmente comprometido durante o final de semana, quando a região sofreu com temporais atípicos. O entulho retirado da ponte será triturado e reaproveitado em obras da prefeitura de Moju.
O uso do A-Frame, desenvolvido exclusivamente para ser utilizado nessa operação, possibilitará um corte minucioso das partes penduradas, evitando que o restante da estrutura da ponte sofra abalos sequenciais tão logo as línguas sejam retiradas. Com o uso dos macacos hidráulicos, as línguas - que pesam 190 toneladas cada uma - serão içadas e descidas até uma balsa localizada na base da ponte. Somente depois desse processo é que será possível iniciar os trabalhos de elevação do pilar derrubado e de reconstrução da ponte Moju Cidade.
Travessia – O uso simultâneo de três balsas no serviço de travessia do rio Moju tem reduzido o tempo da viagem entre as duas pontas da PA-150, principal via de ligação entre a Região Metropolitana de Belém e o sul e sudeste do Estado. O ordenamento de embarque e desembarque é feito por servidores dos órgãos estaduais que integram o Grupo de Trabalho do Moju, coordenado pelo coronel PM Roberto Damasceno.
A estratégia adotada pelo GT do Moju no ordenamento do espaço garante um fluxo eficiente na travessia mesmo em finais de semana com feriados prolongados, como o que se aproxima por ocasião do Dia de Corpus Christi. O pátio de veículos permaneceu a maior parte do tempo vazio durante o último fim de semana e o tempo de travessia para carros de passeio ficou entre 25 e 30 minutos. O uso de duas balsas bi-rampa, que possibilitam aos veículos entrarem de frente na embarcação, também favorece a agilidade no transporte dos veículos.