Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOZES DA INFÂNCIA 

Programação infantil da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes destaca projetos de escolas e instituições sociais

Espaço dedicado às crianças reúne apresentações culturais e dá visibilidade ao trabalho desenvolvido dentro das salas de aula

Por Governo do Pará (SECOM)
04/09/2026 14h53

A 29ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chegou ao sétimo dia nesta sexta-feira (4), com uma programação dedicada às “Vozes da Infância”. Durante a manhã, a Arena Multivozes recebeu apresentações de dança, música e projetos de escolas e instituições, com a participação de crianças e adolescentes.

A programação contou com apresentações de centros e escolas, entre eles o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, o Centro Martino Beltrame e as escolas Renato Pinheiro Conduru, Albanízia de Oliveira Lima, Ester Mouta, Antonio Teixeira Gueiros e Hilda Vieira. Entre as atividades, o público acompanhou carimbó, brega, samba, coral em Libras, dança e apresentações ligadas à cultura e à memória amazônica.

Um dos projetos que participaram da programação foi o Centro Martino Beltrame, que desenvolve atividades com crianças e adolescentes. A coordenadora, irmã Josiane, explicou que o trabalho começou há cerca de 20 anos, inicialmente com artesanato, bordado e crochê. Com o passar do tempo, a música também passou a fazer parte das atividades, como uma forma de aproximar os jovens e afastá-los da violência e da criminalidade.

Irmã Josiane, coordenadora do projeto do Centro Martino Beltrame (Associação Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações)

“A música foi esse instrumento para tirar os jovens da criminalidade. Estar aqui é muito importante porque dá visibilidade ao projeto e também a possibilidade de eles saírem do ambiente que já conhecem e terem contato com outras pessoas. É uma felicidade para nós estarmos participando pela segunda vez”, destacou a coordenadora.

Quem também participou da apresentação foi Manuela Mesquita, de dez anos. Ela contou que o projeto ajudou no desenvolvimento de suas habilidades com a música e falou sobre a experiência de se apresentar novamente na Feira. “Foi super legal desenvolver a minha habilidade de tocar. É muito legal estar aqui, porque a Feira é uma coisa muito importante e também estamos apresentando a Nazaré Pereira, que foi a nossa homenageada”, contou Manuela, que participa pela segunda vez do evento.

Manuela Mesquita, de dez anos, participante do projeto Centro Martino Beltrame

A manhã também teve a coreografia “Urubu Mestre do Voo”, apresentada por estudantes da Escola Estadual Professor Renato Pinheiro Conduru. A apresentação levou a dança para o palco e trouxe elementos ligados à cultura paraense.

Rafaelly Carvalho, de 16 anos, participou da coreografia e falou sobre a experiência de apresentar o trabalho na Feira. “É muito importante para a gente mostrar a nossa cultura, mostrar o nosso Pará. A gente se sente muito feliz de estar aqui e representar a nossa escola”, destacou a estudante.

Rafaelly Carvalho, 16 anos, aluna do EE Renato Pinheiro Condurú

A participação dos estudantes na programação “Vozes da Infância” reforçou a presença das escolas na Feira, com trabalhos que vão além da sala de aula e aproximam os alunos de diferentes formas de expressão artística. Ao longo da manhã, música e dança deram espaço para que crianças e adolescentes apresentassem ao público um pouco do que é desenvolvido nas instituições de ensino.

Texto: Jhuly Cavalcante, sob supervisão da jornalista Lorena Saraiva