Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa aposta na inovação tecnológica para aprimorar o ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2015 15h52

O futuro da educação com o uso de inovações e tecnologias foi o tema da palestra ministrada pelo gerente sênior da Google no Brasil, Rodrigo Vale, na última quarta-feira (2), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A palestra abordou as funcionalidades da plataforma Google for Education (Google para Educação). A Uepa é a primeira instituição no Norte do país a aderir às funções.

Entre os aplicativos disponíveis no Google para Educação estão Docs, Drive, Search, Maps e Google Sala de Aula. Eles agilizam a produção de documentos e trabalhos acadêmicos de professores e estudantes por meio da edição de textos em tempo real, áudio, videoconferência e chat.
“Quando a gente entrou na faculdade o professor apresentou essas ferramentas, que têm sido muito útieis. Ele usa os grupos do Gmail para mandar materiais, e isso deixa o aprendizado mais ágil”, diz o estudante do primeiro semestre do curso de Ciências Naturais/ Física da Uepa Tadeu Barroso.

As ferramentas permitem a interação e o trabalho em equipe. Por meio do Docs, por exemplo, é possível construir e revisar um documento juntando informações de pessoas que estão em localidades diferentes. “Você dá tecnologia para libertar as pessoas e quando liberta, elas fazem coisas maravilhosas em benefício da educação”, ressaltou Rodrigo Vale.

“Quando analisamos as competências de uma empresa, falamos em criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. Essa plataforma permite trabalhar essas competências”, disse o gerente sênior da Google, que é paraense.

Além de facilitar as atividades acadêmicas, as ferramentas do Google também são usadas na gestão da Uepa. O Sistema de Informações Gerenciais permite a troca de informações entre os servidores da universidade. “Com essa plataforma eu não preciso ter os técnicos de informática como intermediários. O poder de decidir e organizar passa para os usuários”, diz o professor e titular da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados, Ítalo Di Paolo.

O pacote de aplicativos está disponível para docentes, técnicos-administrativos, estagiários, bolsistas e alunos de pós-graduação da Uepa. O cadastro dos alunos de graduação está previsto para começar em janeiro de 2016. Os servidores que ainda não têm cadastro devem solicitá-lo à Diretoria de Serviços de Processamento de Dados, na Rua do Una, 156, no Telégrafo.