Detran intensifica fiscalização nas estradas no feriado de Corpus Christi
Começa nesta quinta-feira (4) e segue até domingo (7) a operação Corpus Christi, que vai intensificar a fiscalização nos municípios tradicionalmente mais procurados por quem busca diversão ou descanso fora da capital. Serão deslocados cerca de 40 agentes de fiscalização de trânsito, 13 viaturas e seis motocicletas para as localidades de Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Bragança, Marapanim (Marudá), Soure/ Salvaterra e distrito de Mosqueiro.
Na véspera do feriado, o Detran reforça a importância de os motoristas se planejarem. Além da manutenção do veículo, a prática da direção defensiva, documentos em dia e a atenção na estrada podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem segura. “Nos feriados, o trânsito nas estradas tende a ficar mais congestionado, o que exige maior atenção do condutor. O planejamento e a direção defensiva são essenciais, pois ajudam a prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes”, explica o coordenador de operações do Detran, Walmero Costa.
O diretor orienta os condutores planejarem a viagem. “Antes de sair de casa é importante o motorista garantir que está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação na validade. Outro procedimento fundamental é levar o veículo a uma oficina para verificar as condições dos pneus, freio, lâmpadas e suspensão. Deve-se verificar também se o extintor está dentro do prazo da validade e se o cinto de segurança e o estepe estão em ordem. Quanto aos motociclistas, a atenção deve estar voltada aos equipamentos de segurança. Eles devem usar capacete fechado com viseira”, orienta.
Restrição – O coordenador de operações chama a atenção para o uso de quadriciclos na praia do Atalaia, em Salinas. “Esses veículos têm uma área específica para trafegarem, e em hipótese alguma será permitido o trânsito de quadriciclos fora das áreas delimitadas. Eles não podem transitar nas vias e na área de banho da praia. Vale lembrar também que para conduzir um quadriciclo é preciso ser maior de idade, ter habilitação na categoria B e usar capacete”, informa.
A Coordenadoria de Educação do Detran levará 25 agentes de educação aos municípios de Bragança e Salinópolis e ao distrito de Mosqueiro, onde farão blitzen educativas nas vias e barreiras, abordagens com orientações educativas e lúdicas com o mascote Transitom, no sentido de orientar motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros. “Um dos objetivos do nosso trabalho é orientar o cidadão de forma que ele adote um comportamento seguro, responsável, humano e solidário no trânsito, e com isso garantir segurança nas vias e prevenir acidentes”, diz o coordenador de educação, Diego Valente.