Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Feira do Livro é opção de passeio neste feriado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2015 17h59

Com programação para todos os públicos, a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro possui Espaço Infantil, com apresentações teatrais, contação de histórias, além de oficinas, mostras de cinema com sessões pela manhã, tarde e noite, seminários, papo-cabeça, com o escritor Jamil Damous e Encontros Literários, com os escritores paraenses Claudio Cardoso e Juraci Siqueira e com o jornalista, escritor e crítico literário, o carioca José Castello, às 19h, colaborador de publicações como Globo, Valor Econômico, Bravo e Rascunho. Tudo com entrada franca. Além da programação cultural a Feira dispõe de mais de 96 mil títulos de livros, com preços a partir de R$ 3.

Autor do livro “Ribamar”, da biografia de Vinicius de Moraes, “O Poeta da Paixão”, vencedor do Prêmio Jabuti, José Castello estará no Encontro Literário Nacional, às 19h, no auditório Dalcídio Jurandir. O autor participará do seminário “Ariano Suassuna: As travessias da linguagem”, no auditório Eneida de Moraes, às 16h, onde vai falar sobre a literatura produzida pelo autor também homenageado nesta edição da Feira. Antes, às 15h, o seminário terá a mesa: “O Auto da Compadecida e a Pedra do Reino”, com a pesquisadora Amarílis Tupiassú e o jornalista Augusto Pacheco.

Na programação do papo-cabeça, o escritor Jamil Damous falará sobre “Superação”, para os jovens, das 15h30 às 17h, no auditório Dalcídio Jurandir. Poeta, letrista da Música Popular Brasileira, jornalista e publicitário, Damous mora no Rio de Janeiro, onde lançou diversos trabalhos, entre eles, “Tempo Turiense e Outros Tempos”, seu primeiro livro. Às 17h, ele autografa suas produções no Ponto do Autor.

O Encontro Literário Paraense terá como tema “Trovas e Cordeis”, com os escritores Juraci Siqueira e Claudio Cardoso, das 17h30 às 18h30, no auditório Dalcídio Jurandir. Em seguida, os dois escritores autografam suas obras no Ponto do Autor. “Não escrevo cordel, mas o declamo, tenho mais de 50 textos decorados e, com certeza, posso mostrar ao público”, garante o escritor. Claudio participa da Feira há 12 anos e vai levar para o evento a 2ª edição de “Sina nordestina”, livro publicado em 2007. 

Cinema - Para quem prefere curtir um filme neste feriado, o Cine Kioto, instalado na Feira do Livro, vai fazer uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna. A Mostra Pará de Cinema vai exibir o filme “A Compadecida”, de 1969, dirigido por George Jonas com roteiro de Suassuna, baseado na premiada peça do escritor. Gravado em Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, o filme tem no elenco a atriz Regina Duarte, Armando Bógus e Antônio Fagundes. A sessão será às 17h, com entrada franca.

Crianças - Para os pequeninos este feriado oferece uma gama de opções na programação do Espaço Infantil da XIX Feira Pan Amazônica do Livro. A partir das 10h30, começa a sessão de contação de história. A primeira será ''Frida Clown”, do Dirigível Coletivo de Teatro. Em seguida, tem Momento da Leitura. “Deixamos um espaço com livros para que as crianças e jovens cheguem e leiam seus livros em voz alta, numa espécie de palco”, explica a diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ana Catarino Brito.

Às 15h, tem contação de história ''Quem é o mais poderoso'', do Dirigível Coletivo de Teatro. Às 16h, novamente Maratona da Leitura. Desta vez com o arte educador Mauricio Leite, reconhecido internacionalmente como multiplicador de leitura. Em seguida, às 17h, contação de história ''O tesouro mais valioso'', da companhia Simpirilim e às 18h, “O baú das histórias'', de Alci Santos.

No período da noite, às 19h, a programação do Espaço infantil se encerra com a apresentação de teatro ''Livrão Aurélio'', da Companhia Teatral Encantarte. Acompanhe a programação completa da feira no site http://feiradolivro.pa.gov.br/.