Em Belém, Sectet implanta Ateliê de Costura e Moda na Escola Vilhena Alves
O objetivo é profissionalizar, com a oferta de vários cursos técnicos, jovens e adultos, a fim de inseri-los no mercado formal de trabalho ou em ações de empreendedorismo
A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Vilhena Alves, em Belém, já dispõe de um Ateliê de Costura e Moda, implantado nesta quinta-feira (20). A iniciativa fortalece as ações de qualificação profissional e amplia as oportunidades de formação nas áreas da moda, design e empreendedorismo.
Segundo a coordenadora-geral do eixo de Costura e Moda, Julie de Lima, o objetivo é profissionalizar jovens e adultos, a fim de inseri-los no mercado. "O objetivo principal é a gente qualificar essa mão de obra para entrar tanto no mercado empreendedor quanto no mercado formal", disse a coordenadora.
O evento marcou o início de uma parceria entre profissionais dos segmentos de moda e costura e a comunidade escolar, com o propósito de promover conhecimento, capacitação e novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Para a diretora da Eetepa, Vânia Carneiro, a adesão da comunidade à iniciativa foi positiva e imediata. "A gente percebeu que houve demonstração de interesse por parte de pais, irmãos, parentes dos alunos, de alunos, funcionários e da comunidade de modo geral. Uma parceria muito boa. Um envolvimento; um atendimento dos anseios da comunidade. Veio, realmente, só somar e agregar valor para a nossa escola", frisou Vânia Carneiro.
As primeiras turmas concluídas foram dos cursos de Ateliê de Costura e Modelagem Básica e de Ateliê de Criação de Biojoias e Ecojoias, totalizando 46 alunos certificados.
Conhecimento - Entre os formandos está Carla de Castro, 34 anos, que concluiu o Curso Técnico em Hospedagem, e ainda finalizará, neste ano, o Curso Técnico em Eventos, ambos ofertados na Escola Vilhena Alves.
Ela destacou o quanto o curso agregou ao seu conhecimento profissional. "Eu gostei muito desse curso. Aprendi muitas coisas, porque é bom a gente aprender. Já temos uma forma de ganhar capital lá fora", disse Carla.
Novas turmas serão oferecidas ao longo dos meses, conforme a oferta de cursos. Os interessados devem acompanhar a abertura das inscrições e se cadastrar por meio do site da Sectet (https://www.sectet.pa.gov.br), na aba "Cursos de Capacitação".
Texto: Áurea Ribeiro, estagiária - Ascom/Sectet

