Detran leva ações de educação e fiscalização a Mosqueiro
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) iniciou na manhã desta quinta-feira, 4, a Operação Corpus Christi, envolvendo ações de educação e fiscalização no distrito de Mosqueiro. As abordagens aos condutores estão sendo feitas em vários pontos da ilha.
Uma equipe de seis pessoas está à frente das ações educativas do órgão e concentram as atividades no pórtico de entrada e centro do distrito. As orientações visam combater as infrações mais comuns e também as que oferecem os maiores riscos para condutores e passageiros, tais como o uso de celular ao volante, mistura de bebida e direção, uso de calçados inadequados e não uso do dispositivo de segurança para o transporte de crianças.
“Consideramos importante sensibilizar as pessoas para o fato de que, além do prejuízo para o bolso, por conta das multas previstas para estas infrações, há riscos à integridade física de quem anda de carro. É preciso focar na questão social e fazer os condutores entenderem que a conscientização vai além da obrigação, é questão de saúde”, afirma Gisélia Santos, coordenadora da equipe de educação para o trânsito. A previsão é que durante todo o feriado sejam feitas 400 abordagens.
A conscientização do uso do cinto de segurança para os passageiros do banco de trás tem sido o foco central do trabalho de educação e fiscalização. “É preciso garantir que os condutores vejam o quanto isso é importante para a segurança de todos os passageiros”, reforça Gisélia.
A fiscalização do Detran atua com um contingente de 11 agentes em Mosqueiro, divididos em turnos. As ações se concentram no pórtico de entrada e, de forma itinerante, em vários pontos e horários até o domingo, 7. “O foco sempre é manter a segurança viária e a integridade física de todos”, pontua Peter Pereira, coordenador da ação de fiscalização.
Outras ações - A coordenadoria de educação do Detran também está presente nos municípios de Bragança e Salinópolis, onde estão programadas blitz educativas nas vias e barreiras, abordagens com orientações educativas e lúdicas, com apoio do mascote do Detran.
Trânsito - Para orientar motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros, o planejamento da Operação Corpus Christi do Detran também prevê a intensificação da fiscalização nos municípios tradicionalmente mais procurados por quem busca diversão ou descanso fora da capital. A instituição deslocará cerca de 40 agentes de fiscalização de trânsito, 13 viaturas e 6 motocicletas que serão empregadas também nas ações realizadas nos municípios de Salinópolis, Santa Bárbara, Bragança, Marapanim (Marudá) e Soure (Salvaterra).