Detran intensifica educação no trânsito na operação Corpus Christi
Os agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continuam com ações ostensivas no distrito de Mosqueiro durante a Operação Corpus Christi. Um contingente de onze agentes se reveza durante dia e noite para garantir a segurança viária e a integridade física da população que busca o balneário neste feriado.
Com foco na orientação ao condutor, as equipes atuam em diversos pontos na localidade e no pórtico de entrada. O coordenador da ação, Peter Pereira, diz que as infrações mais comuns ainda estão ligadas a práticas irregulares no trânsito, e que o trabalho de conscientização é fundamental. “Estamos em parceria direta com a educação para coibir, por exemplo, a falta do uso do cinto de segurança por condutores e passageiros, inclusive os do banco de trás”.
O contador Luiz Araújo disse que, após um acidente sério há seis anos, mudou as práticas no trânsito, e hoje é agente multiplicador de uma cultura de paz. “Hoje sou bem mais consciente e procuro proteger a minha família sendo responsável no trânsito e contribuindo para que tenhamos cada vez menos mortes”, enfatizou.
A equipe de educação para o trânsito também está atuando em diversos pontos na localidade, fazendo abordagens, distribuindo material educativo, conversando e alertando condutores, passageiros e pedestres. As ações se concentram em parceria com a fiscalização no pórtico de entrada e centro do distrito.
A coordenadoria de educação do Detran está presente também nos municípios de Bragança e Salinópolis, com blitzen educativas nas vias e barreiras e também abordagens com orientações educativas e lúdicas com o mascote Transitom, no sentido de orientar motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros.
O planejamento da Operação Corpus Christi também está intensificando a fiscalização nos municípios tradicionalmente mais procurados por quem busca diversão ou descanso fora da capital. O Detran deslocou cerca de 40 agentes de fiscalização de trânsito, 13 viaturas e seis motocicletas às ações nos municípios de Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Bragança, Marapanim (Marudá), Soure e Salvaterra.