Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CINEMA

Deneuve, Asterix e Belmondo no Festival Varilux

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/06/2015 12h08

Junho é o mês do Festival Varilux de Cinema Francês, evento em que o público brasileiro poderá assistir a produção cinematográfica francesa contemporânea em mais de 50 cidades. Em Belém, o festival será realizado de 10 a 21 de junho, no Cine Líbero Luxardo e Cine Estação das Docas.

Para abertura do festival, que acontece nesta terça-feira, 9, na Estação das Docas, será exibido “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve. O filme abriu a edição deste ano do Festival de Cannes e traz para a tela o tema da delinquência juvenil. A sessão de abertura tem entrada franca.  

O Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema francês de abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural de várias cidades. Para Arnaud Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está sendo alcançado com sucesso.

Segundo o diretor do festival e da Bomfim, Christian Boudier, o Festival Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.

A edição deste ano, que tem copatrocínio da Aliança Francesa, traz títulos inéditos como “Samba”, com Omar Sy e Charlotte Gainsbourg. Omar Cy é conhecido pelo sucesso de bilheteria “Intocáveis” e Charlotte Gainsbourg dispensa apresentações, pois é uma das atrizes preferidas de Lars Von Trier, tendo atuado em “Melancolia” e nos polêmicos “Anticristo” e “Ninfomaníaca”.

Na programação, a comédia “Que mal eu fiz a Deus?”, fenômeno de bilheteria na França em 2014, com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery – A vida imita a arte”, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; e "Astérix e o domínio dos deuses", animação em computação gráfica baseada no famoso personagem de histórias em quadrinhos. 

Destaque ainda para “O diário de uma camareira”, com Léa Seydoux; o drama “O preço da fama”, que faz alusão à morte de Charles Chaplin; o policial “Na próxima, acerto no coração”; “Os olhos amarelos dos crocodilos”, com Julie Depardieu, Emmanuelle Béart e Patrick Bruel; “O que as mulheres querem”, com Isabelle Adjani; o tom de comédia sobre orientação sexual em “Beijei uma garota” e “Hipócrates”, vencedor do César 2015 de melhor ator coadjuvante para Reda Kateb.

O festival irá exibir ainda um grande clássico francês. O escolhido desta edição é “O homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d'Orléac.

Cine Estação das Docas – Sinopses, datas e horários:

09/06 (terça)
19h – Abertura do festival, com exibição do filme “De cabeça erguida”, de Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneuve. 120m. 14 anos. Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo. Esta sessão tem  entrada franca.

10/06 (quarta)
18h: O preço da fama. De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde. 1h54. 14 anos. Ao sair da prisão, Eddy é saudado por seu amigo Osman. As vésperas do Natal, a falta de dinheiro se agrava. Além disso, quando a televisão anuncia a morte de Charlie Chaplin, Eddy tem uma ideia: roubar o caixão do ator e pedir um resgate!
20h30: Na próxima, acerto no coração. De Cédric Anger. Com Guillaume Canet. 14 anos. 1h51. Nos anos 1970, uma onda de violentos ataques a jovens mulheres assusta os moradores da região de Oise, na França. O discreto policial Franck torna-se o principal investigador do caso e passa a seguir a pista do serial killer.

11/06 (quinta)
18h: Os olhos amarelos dos crocodilos. De Cécile Telerman. Com Julie Depardieu, Emmanuelle Béart e Patrick Bruel. 14 anos. 2h.  Duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média (profissão de sua irmã, Joséphine). Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.
20h30: “De cabeça erguida”, de Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneuve. 14 anos.

14/06 (domingo)
10h: Asterix e o domínio dos deuses. De Louis Clichy. Animação. 1h26. Livre. Para derrotar os gauleses, Júlio César resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.
18h: O homem do Rio. De Philippe de Broca. Com Jean-Paul Belmondo. 14 anos. 1h52. Um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. Agnes é sequestrada, drogada e enviada para o Rio de Janeiro em um avião. O seu namorado Adrien, procura a amada, começando uma jornada, que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia.
20h30: Samba. De Eric Toledano e Olivier Nakache.  Com Omar Sy e Charlotte Gainsbourg. 2h. 14 anos. Samba é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido a custa de bicos. Alice é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Caberá ao destino determinar se estarão juntos.

15/06 (segunda)
18h: O que as mulheres querem. De Audrey Dana. Com Isabelle Adjani. 1h56. 14 anos. Na primavera, histórias amorosas de onze mulheres diferentes. Umas são esposas, outras são as melhores amigas, as amantes, as empresárias... Cada uma se envolve em um novo caso, com os homens de suas vidas, ou simplesmente com algum desconhecido encontrado ao acaso.
20h30: Beijei uma garota. De Noémie Saglio e Maxime Govare. Com Pio Marmai. 14 anos. 1h30. Jéremie, 34 anos, surge em um apartamento desconhecido ao lado de Adna, uma adorável sueca. O início de um conto de fadas? Parece improvável, pois Jérémie está prestes a se casar... com Antoine.

18/06 (quinta)
18h: O diário de uma camareira.  De Benoît Jacquot. Com Léa Seydoux. 1h35. 14 anos. Célestine, uma jovem camareira chega de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.
20h30: Que mal eu fiz a Deus? De Philippe de Chauveron. Com Christian Clavier. 14 anos. 1h37. A família Verneuil é católica, conservadora e preconceituosa. Não ficaram satisfeitos quando três de suas filhas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões. Quando a quarta anuncia o seu casamento com um católico, os pais ficam nas nuvens, mas logo descobrirão que nem tudo é do jeito que eles querem.

21/06 (domingo)
10h: Asterix e o domínio dos deuses.
18h: Hipócrates. De Thomas Lilti. Com Reda Kateb e Vincent Lacoste. 14 anos. 1h42. Benjamin tem certeza de que vai se tornar um grande médico. Mas a prática se revela mais difícil do que a teoria, pois vai se confrontar brutalmente com seus medos. Este estágio forçará Benjamin a enfrentar seus limites e a abrir caminho para sua vida adulta.
20h30: Gemma Bovery – A vida imita a arte. De Anne Fontaine. Com Gemma Arterton. 14 anos. 1h39. A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. A vida de casada a entedia. Martin Joubert e sua esposa, uma mulher com uma vida muito sofrida, acabam de chegar à cidade. Martin fica totalmente encantado com a beleza e o jeito de Gemma, o que os leva ao adultério.

Teaser do festival www.youtube.com/watch?v=C9hvYrVRUwE

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes)
Parceria: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.

<