Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais recebem capacitação sobre tratamento fora do domicílio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2015 19h09

Com o intuito de capacitar profissionais que atuam na rede pública e privada de saúde do Estado, acontece nesta quarta,10, e quinta-feira, 11, na Escola de Governança (EGPA), a Oficina de Capacitação em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que também tratará sobre o funcionamento da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac). O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio da Diretoria de Desenvolvimento, Auditorias e Serviço de Saúde.

Serão capacitados 80 profissionais que trabalham com tratamento fora do domicílio de Unidades de Referência Especializadas (UREs), hospitais estaduais e credenciados, pronto socorros, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), além de hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Unidade de Atendimento Temporário (UAT).

“Precisamos falar a mesma linguagem de tratamento fora do domicílio e de regulação de alta complexidade. As unidades de saúde recebem toda a gama de paciente do interior do estado e precisam entender como são realizados esses processos e passar para os usuários. O foco é acabar com os atrasos e agilizar os serviços”, explicou a coordenadora do TFD, Roseane Franco.

Na programação haverá a apresentação dos princípios que norteiam o tratamento fora domiciliar com as assistentes sociais Maria José Sousa e Ana Cicília Valente. Também ocorrerá a capacitação de Regulação de Alta Complexidade com a coordenadora Roseane Franco e a representante de regulação de acesso Ana Batista, que irá falar sobre a regulação dos municípios de Belém e marcação de consultas.

TFD - O Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é uma estratégia usada para referenciar pacientes a outros municípios, garantindo-lhes o acesso a serviços assistenciais de complexidade diferenciada, quando inexistentes ou esgotados todos os recursos de diagnóstico e terapia. O programa contempla todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisam se deslocar para tratamento fora de seu município, com distância acima 50 km.

O Estado é responsável pelo TFD dos municípios de atenção à saúde, básicos e também os plenos, com menos de 21 mil habitantes, conforme determinação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O Governo do Estado tem a responsabilidade de controlar e avaliar a utilização do recurso direcionado para o programa em todo o Pará.

Serviço: Oficina de Capacitação em TFD e Cerac a ser realizada nos dias 10 e 11 na Escola de Governança (EGPA), localizada na Av. Alm. Barroso, 4312 - Souza, sala Nº 06 no horário de 8h30 as 12h.

<