Paraense será homenageada em Brasília em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue
Os cerca de 100 mil doadores de sangue do Pará serão representados pela voluntária Nilce Teixeira do Nascimento Gomes, 52, que há 24 anos ajuda a salvar vidas com doações de sangue. Portadora de um tipo sanguíneo raro, O Negativo, ela é uma das colaboradoras permanentes do Hemopa e participará da solenidade pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), que será realizada em Brasília, nos dias 16 e 17. No Pará, a Fundação Hemopa celebra a data com uma campanha que vai de 13 a 19 de junho, com meta de 500 coletas na abertura do evento, e 200 nos demais dias da ação. O tema da campanha celebra também a quadra junina, período em que geralmente há uma mobilização para reforço do estoque de sangue por conta das festividades do mês: “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”.
Atualmente, o hemocentro possui uma média de anual de 102.108 comparecimentos de voluntários, que resultaram em 93.708 doações no Estado, garantindo a distribuição de aproximadamente 116.076 bolsas de sangue para pacientes internados na rede hospitalar paraense, composta por 220 hospitais de baixa, média e alta complexidade. O sangue coletado em qualidade e quantidade adequadas é distribuído por 44 unidades integrantes da hemorrede estadual.
Mas para que tudo isso funcione plenamente, a participação da população potencialmente doadora é de fundamental importância. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que entre 3% e 5% da população doe sangue habitualmente. No Brasil essa média é de 1,9%. No Pará chega a 2.2%, ou seja, acima da média nacional, mas que ainda precisa melhorar para atingir os 5% estimulados pela OMS.
Levando-se em consideração a sua peculiaridade, no Pará a campanha tem a finalidade de assegurar o estoque do banco de sangue regional, que normalmente enfrenta dificuldades de atendimento da demanda transfusional em datas festivas, como a quadra junina, quando a média de comparecimento chega a cair em até 30%.
A abertura do evento será marcada por uma programação cultural com apresentação de grupos folclóricos, na área externa do hemocentro, de 8h as 15h. Até o momento estão confirmados: Arraial do Pavulagem, Mestre Curica, Boi Malhadinho, Grupo Mapinguari e Jorginho Gomez. Os doadores do período terão a sua disposição lanche especial com iguarias típicas da época, durante toda a semana.
A campanha contará com apoio de várias instituições parceiras, entre elas a Igreja Adventista do 7° Dia, através do Projeto Vida por Vidas; Agentes da Comunidade, do grupo de evangelização da Igreja Universal; Cooperativa de Táxi Easy, que inclui informações sobre a campanha em seu aplicativo de smartphone; centro Aprendiz de Ananindeua, Movimento da Igreja Católica Terço dos Homens, Guarda da Nossa Senhora de Nazaré, Escola Profissionalizante DNA, Ativistas da Paz, Academia Físico Forma, Instituto Aster e Grupo Reggae Somando, Embaixada Mundial de Ativistas pela Paz, Universidade de São Paulo (Unip).
Em Belém, a ação será realizada, paralelamente, na Unidade de Coleta Hemopa Castanheira. A ação estratégica também será deslanchada nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, mas com datas distintas e de acordo com a realidade de cada unidade, mas todas seguirão até o final deste mês.
Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, para maior conforto e agilidade no atendimento ao doador, no dia 13, será aberto mais um espaço para coleta de sangue, passando de 14 para 24 cadeiras para doação, no ambiente do ambulatório no térreo do hemocentro. “Nosso objetivo é atender cada vez melhor nossos voluntários”.
Programação Dia Mundial do Doador de Sangue
A Fundação Hemopa participará de solenidade comemorativa ao Dia Mundial do Doador de sangue, em Brasília, dias 16 e 17, que será promovida pela Organização Pan Americana de saúde (OPAS) com apoio da Organização Mundial de Saúde. O evento em homenagem ao voluntariado da doação de sangue, contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, representantes da Política de Sangue dos países do Mercosul e Unasul - El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Jamaica e Trinidad-Tobago, que são parceiros da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) -, representantes da hemorrede nacional e dos setores de Captação de Doadores dos serviços de hemoterapia.
Na oportunidade, Arthur Chioro lançará o Manual de Orientações para a promoção da doação voluntária de sangue, que tem o objetivo de atualizar os profissionais que atuam no contato com os doadores de sangue e contribuir para uniformizar suas práticas nacionalmente, respeitando as diversidades regionais.
A gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, escreveu um capítulo do manual que trata sobre captação hospitalar, juntamente com a técnica do Hemocentro de Minas Gerais (hemoninas), Heloisa Gontijo.
Na ocasião, os doadores paraenses serão representados pela doadora Nilce Teixeira do Nascimento Gomes, 52, que há 24 anos repete esse ato solidário. A nutricionista começou a doar incentivada pelo marido que era militar e já tinha isso por prática desde quando se conheceram. “Até então, eu morria de medo de exames, das agulhas. A minha primeira doação foi uma grande vitória com a superação desses medos”, revelou, encorajando as pessoas à doação de sangue. “Aconselho a todos experimentarem a primeira vez para perder o medo e ajudar as pessoas”, disse a doadora que é mãe de dois filhos, também doadores, desde os 18 anos.
O Hemopa será representado na solenidade pela presidente do hemocentro, Ana Suely Leite Saraiva e Juciara Farias.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h.