Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operações integradas de segurança reduzem casos de furto e roubo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/06/2015 20h53

Gestores dos órgãos municipais e estaduais de segurança pública apresentaram na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os resultados das operações de fiscalização e policiamento ostensivo, deflagradas no mês de maio e início do mês de junho, na capital e Região Metropolitana de Belém (RMB). Durante o encontro foram definidas as próximas metas para dar continuidade às ações de prevenção e combate à criminalidade no Estado.

Representantes das Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Economia (Secon), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária discutiram os dados apresentados durante a reunião, que quantificam os registros e comparam os dois períodos.

Os dados registrados pelas ações em Belém comparam os períodos de 20 a 28 de maio e 29 de maio a 6 de junho e apontam redução nos crimes de roubo e furto. Os dados relacionados a roubo caíram de 1.459 para 996. Os registros de furto diminuíram de 900 para 659 casos. Os crimes de latrocínio diminuíram de dois para um caso, sendo que as ocorrências de homicídios não tiveram variação significativa, com diminuição de 17 para 16 casos registrados no período.

“Percebemos que, em Belém, as operações estão dando resultados significativos nos casos de furto e roubo, mas os índices de homicídios, por exemplo, não tiveram muita variação. Vamos pontuar operações com foco nesse tipo de crime, que em alguns casos pode estar ligado a execuções procedentes da competição por pontos de drogas ou a cobrança de dividas para os usuários de entorpecentes”, explicou o assessor de polícia, delegado Raimundo Benassuly.

Durante a reunião, foram apresentados, ainda, os índices de crimes ocorridos na Região Metropolitana de Belém, comparando os períodos de 28 a 31 de maio e 4 a 7 de junho. Em Ananindeua, houve redução dos casos de roubo de 194 para 124 casos. Os casos de homicídio aumentaram de um para quatro registros, mas os crimes de latrocínio mantiveram os resultados com nenhum índice de ocorrências de roubo seguido de morte.

“Nos fóruns de segurança pública temos tido contato permanente com a comunidade. A população tem agradecido e se mostrado satisfeita com essas iniciativas de atuação das operações integradas, que estão possibilitando resultados significativos para o combate a violência na cidade”, destacou a diretora do Gabinete de Gestão Integrada do Município, Martha Falcoski.

Ainda comparando os períodos de 28 a 31 de maio e 4 a 7 de junho, em Marituba, houve diminuição de dois para um caso de registros de homicídio, com queda também de 23 para 17, para os crimes de roubo. No município de Benevides zerou o número de casos de homicídios, os registros de roubo reduziram de 13 para 11 casos e os índices de latrocíno, também mantiveram nenhum índice de ocorrências. Em Santa Bárbara do Pará, na área metropolitana, os registros de latrocínio e homicídio se mantiveram com nenhum registro, e houve diminuição dos casos de roubo de sete para duas ocorrências registradas.

“Não podemos deixar o tráfico de drogas ocupar espaços e potencializar os casos de violência. Nessa reunião já vamos definir parcerias com o objetivo de desenvolver ações de combate a venda e uso de entorpecentes com medidas que vão priorizar pontos estratégicos diagnosticados em várias operações e estabelecer medidas de forma conjunta”, atentou o secretário de municipal Economia, Fábio Lucas Moreira.