Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

MEP recebe concerto "Serenatta" com Salomão Habib

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/06/2015 10h30

O Museu do Estado do Pará (MEP) apresenta, nesta sexta-feira, 12, o concerto “Serenatta”, de Villa Lobos a Tó Teixeira, do violonista Salomão Habib. O evento será realizado na Sala das Artes do MEP, às 20h. Entre as peças que compõem o concerto, Salomão Habib selecionou algumas de Tó Teixeira, um amante do violão e da serenata. Outro representante do violão brasileiro, Dilermando Reis e suas eternas valsas pungentes, integram o programa, além das músicas autorais de Salomão Habib, como as Suites Bacchus e das Amazonas.

O carimbó também funciona como elemento catalisador da musicalidade paraense e é mostrado através do violão Decacorde, um violão de 10 cordas tocado pelo violonista em dado momento do espetáculo. Mais especificamente será apresentado o Carimbó I, em homenagem à Ilha do Marajó, e o Carimbó VII, em homenagem à Ilha de Algodoal. Arranjos de músicas de Tom Jobim, como Luiza e Modinha, também estão no programa, que apresentará em especial a musicalidade romântica das canções e valsas brasileiras arranjadas para violão solo.

Salomão Habib, em sua pesquisa por ritmos e melodias brasileiras, mantém viva a tradição das serenatas e ressuscita a cada acorde os nomes daqueles que fizeram da vida uma eterna canção. “O violão está para a música brasileira como o peixe está para o rio”, compara.

violão é o mais nacional dos instrumentos. Além da identidade nacional - somente no Brasil o instrumento é chamado de violão, no restante do mundo é guitarra - ele embala as serestas e serenatas. “É do violão o direito da noite e suas estrelas, é próprio dos menestréis de alma enternecida que povoam as ruas e avenidas em busca dos sonhos quase sempre retocados pelos ternos acordes madrugueiros”, observa o violonista.