Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTES

Moju recebe mais de mil alunos atletas para os Jogos Estudantis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/06/2015 18h12

O município de Moju recebeu mais de mil alunos atletas dos municípios de Goianésia, Abaetetuba, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri e Tailândia, para a regional do Baixo Tocantins dos 57º Jogos Estudantis Paraenses (JEP). A abertura, na noite da última quarta-feira, 10, mobilizou a participação de 2.500 pessoas, entre estudantes, professores e autoridades dos municípios vizinhos, no Ginásio Poliesportivo Municipal Iverson Pereira.

As competições esportivas seguem até o sábado, 13, e domingo, 14, quando ocorrerão as etapas semifinais e finais das modalidades coletivas: futsal, voleibol, basquete e handebol, nas categorias A e B, masculino e feminino; e também das modalidades individuais, que são os jogos de xadrez e tênis de mesa.

Todas as delegações dos outros municípios estão alojadas no Centro Municipal de Ensino Fundamental Básico e Integral Professor Oton Gomes de Lima, um dos locais das competições, junto com os ginásios das escolas estaduais de Ensino Médio Professora Ercila Pantoja Rocha e Antônio de Oliveira Gordo.

As partidas são realizadas em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 20h. Nesta quinta-feira, 11, a disputa foi voltada para os atletas das modalidades coletivas e nesta sexta-feira, 12, para as competições individuais de tênis de mesa e xadrez.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, Ana Glória Guerreiro, a regional de Moju superou as expectativas, tanto em estimativa de público quanto de estrutura, já que contou com todo o apoio da Prefeitura de Moju. “É um município com grandes instalações e que ofereceu estrutura de primeira, desde os alojamentos dos atletas nas escolas municipais à receptividade da equipe do Comitê Gestor local, que ficou de prontidão recebendo as delegações”, disse.

Infraestrutura - Segundo informações da coordenadora de atividades física do Comitê Gestor de Moju, Luciane Pereira, foram mobilizados para essa regional do Baixo Tocantins todos os professores da rede municipal e estadual de ensino, que conta com 18 escolas municipais e três estaduais na sede do município. As secretarias de Educação, Saúde, Transporte, Esporte, Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros também apoiaram o evento.

As regionais do 57º Jogos Estudantis se iniciaram em maio com as competições de São Miguel do Guamá, seguidas das disputas da Região Metropolitana de Belém, realizadas aos finais de semana até o dia 19 de junho; de Maracanã, Castanhal e da Ilha do Marajó, em Ponta de Pedras. Neste sábado, 13, e domingo, 14, também se iniciam as disputas da regional de Ananindeua e Benevides.

A etapa regional encerra em junho com as disputas em Curuçá, Portel e Marabá, uma preparação para a seletiva estadual, os Super JEP, que ocorrerão de 11 a 15 de agosto, em Belém. As etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude serão realizadas em Fortaleza (CE) e Londrina (PR), em setembro e novembro.

“Nós estamos muito satisfeitos com o processo desse ano, embora atípico por conta da greve dos professores. Esperávamos que os JEP tivesse pouca representatividade, mas foi o contrário e isso só comprova que a Educação Física, por meio do esporte escolar, veio para contribuir como uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento do ser humano, da escola, servindo como uma cultura de paz”, finalizou Ana Glória Guerreiro.