Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Pará leva Caravana da Educação a Santarém

Ação da Seduc mobiliza serviços e oferece atendimentos a comunidades escolares de 20 municípios do Oeste do Pará

Por Lilian Guedes (SEDUC)
23/06/2026 17h47
Estudantes e profissionais da educação participaram da programação da Caravana da Educação no Oeste paraense, iniciativa que impactou cerca de três mil pessoas na região

A governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhou, nesta terça-feira (23), as ações da "Mega Caravana da Educação Por Todo o Pará", em Santarém, na região Oeste paraense. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o projeto itinerante reúne serviços, atendimentos e ações estratégicas voltadas à comunidade escolar de cerca de 20 municípios, abrangendo as Diretorias Regionais (DREs) de Santarém, Monte Alegre, Itaituba e Óbidos.

A governadora destacou que a caravana é um importante momento de escuta e proximidade com a comunidade escolar, para promover e ampliar melhorias voltadas à rede pública estadual. 

“É muito importante a gente poder fazer esse processo de escuta, com todos aqueles que fazem a educação no nosso Estado, como pais, alunos, profissionais da educação e professores, ou seja, todos aqueles que fazem a educação no Pará. É muito importante esse momento de diálogo e atendimento, esse momento de união. Que a gente possa construir a educação que nós queremos para o nosso Estado, e que já estamos construindo. Além disso, nós damos esse incentivo para os alunos, uma forma de fazer com que todos possam enxergar, verdadeiramente, que através da educação você pode melhorar a sua vida, a vida da sua família”, ressaltou a governadora Hana Ghassan.

"Caravanas da Educação"

O secretário de educação, Ricardo Sefer, comentou sobre necessidade de união de esforços e de escuta ativa, para o fortalecimento da educação pública de qualidade no Estado.  

“São mais de dois mil estudantes, num total de três mil pessoas impactadas, entre profissionais de educação e alunos da rede pública estadual. A Caravana da Educação é uma iniciativa do governo Hana, uma forma de se trabalhar ouvindo as pessoas, dialogando, estando presente. Essa é a nossa forma. É com união que fazemos educação pública. E educação é um processo que dura a vida toda do ser humano. E é por isso que a gente está aqui hoje. Queria agradecer a todos os prefeitos da região, em especial ao prefeito aqui de Santarém, um grande parceiro, e dizer que estamos cumprindo nosso compromisso com a sociedade, de poder ofertar o melhor para a educação, para cada pessoa, cada cidadão”, frisou o titular da Seduc, Ricardo Sefer

Durante a caravana, foram realizados atendimentos técnicos, formação continuada para educadores, acompanhamento pedagógico, orientações sobre programas educacionais e ações voltadas ao fortalecimento da gestão escolar. A ação contou ainda com a parceria do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), ampliando os atendimentos com serviços de assistência. 

Para Maria Luz Santos de Almeida, professora da redes estadual desde 2024, a iniciativa da Seduc é de essencial importância. “Eu já tinha uma viagem prevista para Belém, para tentar resolver um problema que eu tenho de averbação de tempo de serviço, e quando eu soube que a caravana vinha até Santarém, achei uma oportunidade excelente para resolver aqui, sem me deslocar até Belém. Então, esse tipo de iniciativa da caravana está super aprovada”, comentou a professora.

A programação também ofereceu atendimentos voltados para orientação correta do uso de recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), além de esclarecimentos sobre precatórios, lotação, fluxo escolar e também sobre o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), contemplando a temática da tecnologia no ambiente escolar.
 
A professora de Matemática, Audrey Silva, por sua vez, avaliou a relevância da realização constante de formações voltadas aos educadores, para que as repliquem em sala de aula. “É de extrema importância a Secretaria de Educação chegar até os municípios com serviços. Muitas vezes, o servidor não tem a disponibilidade de ir até a sede, em Belém. Dentre essas atividades, conseguimos trazer a formação em Língua Portuguesa e Matemática para os anos do Ensino Fundamental e Médio, relacionados ao ensino e aprendizagem. Então, o que nós queremos é impulsionar a proficiência dos nossos alunos e a formação de professores é essencial nesse processo”, avaliou.

"Bora Estudar"

Em Santarém, a governadora Hana Ghassan destacou o papel da educação como ferramenta de transformação de vida para os jovens paraenses e suas famílias

Durante a programação, mais de dois mil estudantes de Santarém, Óbidos, Itaituba e Monte Alegre foram contemplados com o cheque do programa "Bora Estudar”. O estudante Flávio Moreira Dutra, da Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, de Santarém, ressaltou a importância do benefício. 

“Esse programa é uma iniciativa bem especial, porque é muito gratificante você se esforçar e ter um agrado, você ser beneficiado. E esses R$ 10 mil ajudam de diversas formas. Esses materiais de construção ajudam muito minha família. É muito bom”, comentou o estudante

A iniciativa, no valor de R$ 10 mil por estudante, reconhece o desempenho escolar e incentiva a permanência na rede pública, além de contribuir para a melhoria das condições de moradia das famílias.

Também foi contemplada com o "Bora Estudar" a estudante Júlia Isabela Pinto, da Escola Estadual Onésima Pereira de Barros, de Santarém, e disse que o benefício é um grande incentivo. 

Estudantes da rede pública estadual celebraram a conquista do cheque do programa "Bora Estudar", que premia o desempenho escolar com R$ 10 mil

“O cheque representa muito para mim. E muito mérito da minha parte. É entender que o meu esforço, a minha dedicação e o meu comprometimento com a escola, com os meus estudos, deram certo. Fiquei muito feliz quando eu recebi essa premiação. Eu não esperava que eu ia receber. Digo aos meus amigos: Estudem, gente, vale muito a pena receber essa premiação. É muito legal. É muito gratificante, e é muito emocionante perceber que a gente não precisa fazer muito: é só estudar e a gente ganha por estudar”, comemorou a estudante. 

Até o momento, mais de 19 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa “Bora Estudar” em todo o Estado do Pará.