Hospital de Paragominas abre programação do Outubro Rosa
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do Estado, deu início às ações de educação e serviços da campanha “Outubro Rosa”. Toda a programação é voltada para alertar a população, especialmente a feminina, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização do HRPL em apoio a campanha “O Pará unido e avançando no diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama”, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (6), pelo diretor de Enfermagem, Clóvis Guse.
Em outubro também acontecerão outros eventos: “Roda de Conversa” sobre os diversos temas do universo feminino; e exame preventivo do câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os exames serão destinados às colaboradoras do hospital. Em caso de alteração no resultado do exame, será agendado consulta com as especialidades de ginecologia ou mastologia. O HRPL disponibiliza ultrassom e tomografia, caso necessário.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRPL, a pedagoga Merciana Ceretta, as interessadas em realizar o exame, devem agendar inscrição junto a recepção do Pronto Atendimento (P.A).
No dia 10, está agendado palestra com o oncologista Luiz Eduardo, às 13h, aos colaboradores e usuários na recepção central. No mesmo local, dia 26, a palestra será com técnicos do Pro Paz, às 8h. O evento será encerrado com a “Caminhada Rosa” pelas principais ruas da cidade com a parceria de instituições públicas e privadas para chamar atenção pra necessidade do cuidado com a saúde feminina.
Os números da doença são alarmantes. De acordo com dados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (Datasus), o câncer de mama foi responsável pelo óbito de 2,8 mil mulheres, entre 1996 e 2014.
No site do Instituto Nacional de Câncer (Inca) as informações não são menos preocupantes: estima-se que 57.960 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil ainda este ano. Segundo a Sespa, no Pará, a incidência da doença é de 20 casos para 100 mil habitantes.
Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.