Obras na avenida Independência entram na reta final
Com o fim do período de chuvas, o Governo do Estado intensifica o ritmo da primeira etapa das obras de prolongamento da Avenida Independência, que já estão com mais de 90% dos serviços executados e devem ser concluídos na primeira semana de julho. Nesta etapa, são dezenas de máquinas e mais de 100 operários trabalhando para finalizar os serviços de drenagem e urbanização do canteiro central, iluminação e sinalização da via, considerada estratégica por criar uma rota alternativa de acesso à capital paraense.
A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Noêmia Jacob, esteve na avenida, na manhã desta sexta-feira (12), acompanhando de perto o andamento da obra. “A via já está toda asfaltada. Agora só estamos finalizando a sinalização, iluminação e urbanização do canteiro central”, destacou.
Orçada em R$ 137 milhões, a primeira etapa da obra de prolongamento da Avenida Independência incluiu serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação de nove quilômetros, no trecho que começa na rodovia dos 40 horas e vai até a BR-316. O projeto também incluiu a construção de calçadas, ciclofaixas e quatro pontes, sendo duas sobre o Rio Maguary-Açu e outras duas pontes sobre o canal do 40 horas.
A segunda etapa do projeto, que deve entrar em licitação em agosto, prevê a construção de um viaduto de interligação da Independência com a rodovia BR-316. “Essa obra é fundamental por permitir um melhor escoamento do tráfego pra quem deseja entrar ou sair de Belém, a partir de Marituba, sem precisar passar pela BR-316”, disse a secretária Noêmia Jacob. E concluiu: “É, sem dúvida, uma rota alternativa importantíssima e mostra, mais uma vez, a preocupação do governo Jatene com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, já que vai beneficiar todos os moradores da Região Metropolitana que circulam por essa avenida”.