Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLUNTARIADO

Hemopa inicia campanha de doação de sangue junina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/06/2015 15h20

O arrastão do Arraial do Pavulagem - Batalhão da Estrela abriu a campanha junina de doação de sangue da Fundação Hemopa, na manhã deste sábado, 13, com a participação de servidores, doadores, familiares, amigos e representantes de instituições parceiras, que levaram muita alegria e solidariedade ao primeiro dia da campanha que se estenderá até o dia 19, com meta de 200 coletas/dia. A mobilização é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, festejado neste domingo, 14.

A ação registrou um grande número de comparecimento de doadores voluntários na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Batista Campos, e na Estação de Coleta Hemopa Castanheira, em Belém. Segundo técnicos do Hemocentro, as coletas realizadas contribuirão para o atendimento da demanda transfusional dos hospitais paraenses, que registram maior número de ocorrências em épocas festivas devidos aos excessos cometidos pelos cidadãos, exigindo maior demanda por transfusão, o que normamente não é proporcional à oferta do produto, com a evasão dos candidatos à doação, nestes períodos.

Satisfeita com a participação do voluntariado, sobretudo das parcerias, a presidente da Fundação, Ana Suely Leite Saraiva, agradeceu a adesão e ressaltou a necessidade da população potencialmente doadora compartilhar a ideia da doação de sangue com familiares e amigos. “Esse ato é rápido. Não dói e só faz bem para quem depende da solidariedade alheia”, observou, reforçando o convite para antigos e novos doadores, afinal a campanha é para homenagear todos os que salvam vidas, anonimamente.

O professor Maurício Ó de Almeida, que fez parte do grupo de voluntários da Academia Físico e Forma, efetuou a segunda doação de sangue. “Fico muito feliz em colaborar para esse tipo de ação em favor da saúde de outras pessoas. Quanto mais parcerias melhor para quem precisa de sangue para sobreviver, disse o doador que incentiva colegas e alunos da academia a fazerem o mesmo. “Se depender de nossa academia. Vamos repetir essa ação outras vezes”, prometeu.

Há doze anos na Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, o segurança Giovani Marquezi Pinto Cardoso, 42, doa sangue desde quando o órgão ainda funcionava na Travessa Castelo Branco e repete o gesto pelo menos três vezes por ano. “Sem dúvida nenhuma, doar é bastante importante, porque essa doação que eu fiz aqui pode ajudar pelo menos quatro pessoas. Eu já trabalhei na área de saúde e sei que tem muitas pessoas que precisam. Como membro da guarda da Santa é uma grande honra poder participar dessa campanha. Esperamos que mais guardas venham e tragam amigos e familiares”, disse emocionado.

Atrações - A comemoração foi aberta com arrastão do Arraial do Pavulagem pelo entorno do hemocentro, encerrando apresentação em área coberta no estacionamento do prédio. Logo em seguida, houve a apresentação do grupo da terceira idade “Bem Viver” do Sesc. Os jovens componentes do “Boi Malhadinho”, além do Mestre Curica e a Banda M Beats entraram em seguida para levar alegria aos presentes. A mobilização cultural foi encerrada pelo cantor e servidor do Hemopa, Jorginho Gomez.

Sem esconder a satisfação em participar da campanha, Mestre Curica passou a incentivar o ato solidário não apenas entre familiares e amigos, como também em suas apresentações. Ao encerrar a programação, Jorginho Gomez agradeceu a participação na campanha e reforçou convite para amigos e fãs aderirem à ação. “Temos que nos unir na doação de sangue. É muito gratificante colaborar com essa causa, através da música reunindo vários colegas, nesse dia”.

Quem pode doar sangue - Candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 69 anos, e peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se uma boa alimentação antes da doação. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.