Grupamento Aéreo reforça ações de segurança durante o veraneio em Salinopólis e RMB
Potencializar as ações no combate a criminalidade e evitar acidentes são algumas das metas, do Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup), para as operações integradas que serão realizadas na cidade de Salinópolis, localizada na região Nordeste do Estado, durante as férias de julho. Este ano, o balneário contará com atendimento aeromédico do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que adquiriu dois novos caminhões equipados com tanque de abastecimento de aeronaves.
A aquisição dos veículos é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, em parceria com o Ministério da Justiça - Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e integra as ações de compensação do empreendimento que está sendo construído em Vitória do Xingu, sudoeste paraense.
Segundo o diretor do Graesp, tenente coronel Josilei Gonçalves, um veículo ficará a disposição para o abastecimento de combustível da aeronave que atenderá os veranistas em Salinas. O segundo caminhão estará à disposição do helicóptero que atuará nas demandas da Região Metropolitana de Belém (RMB), também durante as férias escolares. “Os veículos são investimentos acertados do Governo. O combustível é o que move as ações do Grupamento Aéreo, porque possibilita o funcionamento dos equipamentos especiais e mecânicos, pois permite a execução do trabalho dos pilotos de aeronaves”, explica o diretor. Após o mês de julho, os veículos seguem para o interior.
Em setembro deste ano, os dois caminhões-abastecedores irão facilitar o deslocamento de querosene de aviação (QAV1) para as bases do Graesp, situadas nos municípios de Altamira e de Santarém com o objetivo de ampliar a atuação do Grupamento nas ações de socorro, resgate, salvamento aéreo, transporte de equipamentos e pessoal em operações de combate ao tráfico de drogas, e também na localização de criminosos em matagais. “Com a aquisição dos veículos, reforçamos a efetivação das operações do Sistema de Segurança, no interior do Pará. Esse apoio vai permitir que os serviços e aeronaves cheguem a lugares de difícil acesso, expandindo a área de atuação no combate à criminalidade”, enfatiza o titular da Segup, Jeannot Jansen.