Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Fundo de Defesa do Meio Ambiente estuda construção de parceria com Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2015 18h06

O governador Simão Jatene esteve nesta terça-feira, 16, em Barcelona (Espanha), onde se reuniu com Stephen Schwartzman, diretor de Políticas para Florestas Tropicais do Fundo de Defesa do Meio Ambiente. A organização, fundada em 1967, possui sede em Nova Iorque e está presente em outros países, como Inglaterra, com atuação na Europa e Ásia.

Stephen foi um dos palestrantes durante sessão da Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, onde abordou parcerias do setor privado para garantir mais sustentabilidade na cadeia de abastecimento de grandes empresas. No encontro com o governador paraense, Stephen destacou que um desses espaços para busca de cooperação é o Fórum de Empresas de Bens de Consumo, que agrega mais de 400 empresas de todo o mundo pactuadas para fomentar a produção baseada em respeito ao meio ambiente, abrindo mercado para locais que priorizem a sustentabilidade.

“Nossa conversa mostrou muito claramente que o Pará está assumindo uma liderança cada vez maior na questão do desenvolvimento sustentável, mostrando que é possível unir o crescimento robusto com real beneficio para a população local com o fim do desmatamento. Esses debates que temos presenciado representam uma abertura para uma série de iniciativas que podem trazer grandes benefícios para o Estado, para a floresta e o mundo”, disse Schwartzman.

Para Schwartzman, a presença dos governadores em evento que reúne investidores e representantes de governos europeus é fundamental. “Aqui em Barcelona temos uma série de outros governos presentes. Temos hoje um número crescente de empresas buscando qualidade ambiental, com commodities que busquem o desmatamento zero. O Pará pode se tornar uma fonte importante para o atendimento dessas demandas e isto certamente levará grandes benefícios para o Estado”, afirmou.

Para Simão Jatene, os encontros tem sido proveitosos para garantir o posicionamento do Pará em relação às discussões sobre meio ambiente, uma vez que o Pará e a Amazônia são protagonistas neste tema. “As conversas têm sido extremamente animadoras, particularmente, porque cada vez mais se espalha e se consolida a ideia de que o enfrentamento da questão ambiental - ou seja, a construção de um padrão de um modelo de desenvolvimento menos agressivo ao meio ambiente - exige o engajamento das sociedades locais. Nisto, inclui-se os governos estaduais e municipais, que são aquelas esferas de governo mais próximas da população. Sem dúvida alguma, isso termina fortalecendo este enfrentamento. E o Pará, como integrante da Amazônia, tem um papel importante, sobretudo, porque a preocupação permanente é de mostrar que essa questão do desenvolvimento sustentável necessariamente tem que estar atrelada à questão da redução da pobreza e da desigualdade. E esse é o direcionamento principal que acredito todos nós, da Amazônia, temos que considerar ao discutir a questão”, disse Simão Jatene.

Também nesta terça-feira, o governador Jatene esteve com diretores de instituições financeiras da Europa que formam fundos de investimento em outras regiões. A ideia destes grupos econômicos é ampliar programas internacionais de compensação financeira para países em desenvolvimento que apresentam resultados no combate ao desmatamento e à degradação florestal e na promoção do aumento de cobertura florestal, dentro do conceito de REDD+. Em outro momento, Jatene participou de debates com Daniel Nepstad, diretor executivo do Earth Innovation Institute, com sede em São Francisco (EUA), onde foram abordadas iniciativas para criar mecanismos de incentivos às sociedades locais para redução do desmatamento, paralelamente com aumento da produção.

Durante a reunião anual do GFC, o governador também esteve com William Boyd, membro da Universidade do Colorado (EUA) e diretor executivo da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), que promove esta semana o encontro anual, com debates e painéis. Nesta quarta-feira, 17, o governador Simão Jatene fará uma apresentação destacando números e programas desenvolvidos pelo governo do Estado para o fomento de atividades produtivas que já trabalhem com a redução dos índices de desmatamento e garanta renda para as populações locais.

Leia mais:

Diretor do GCF destaca ações do Pará pela sustentabilidade
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113542
 
Governadores colocam em pauta economia verde e financiamento para redução do desmatamento
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113489

Pará integra força-tarefa mundial sobre clima e florestas
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113420