Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Oncológico Infantil destaca humanização e valorização profissional

Programação da XI Semana da Enfermagem reúne homenagens, dinâmicas, ações de bem-estar e integração entre colaboradores e usuários

Por Ascom Sespa (SESPA)
29/05/2026 17h36

A XI Semana da Enfermagem do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) mobilizou profissionais da saúde, colaboradores e usuários em uma programação marcada pela humanização, acolhimento e reconhecimento do trabalho da enfermagem. Com o tema “Enfermagem na Oncologia Pediátrica: cuidando de quem transforma vidas”, o evento encerra nesta sexta-feira (29), reunindo atividades culturais, educativas e motivacionais voltadas ao fortalecimento do cuidado humanizado no ambiente hospitalar.

Apresentações musicais com a participação do cantor Bruno Maia, da Banda FB Mania;  DJ Ruano, Nelsinhos Rodrigues e Potentes do Brega, entrega de brindes, sorteios e a dinâmica “Jardim da Vida”, buscaram valorizar a enfermagem. Um dos momentos mais aguardados foi a homenagem “Mais Elogiados SAU” durante o ano de 2025 até o momento, que reconheceu profissionais que se destacaram no atendimento. Em seguida, os recursos humanos da área votaram nos colegas para receber a honraria “Profissional Destaque de 2026”.

Gleice Silva foi uma das mais elogiadas pelos pacientes. O reconhecimento representa a trajetória marcada pelo cuidado e dedicação da enfermeira. Para ela, o maior desafio no Hoiol é lidar com situações complexas inerentes ao tratamento oncológico infantojuvenil. “É necessário ter muita empatia, comprometimento, humanização para acolher as famílias e cuidar de pacientes fragilizados pelo câncer. Inteligência emocional para lidar com as diversidades é muito importante, porém eu aprendi a amar a oncologia pediátrica, o meu trabalho”, disse.

A coordenadora da Quimioterapia, Eliza Suzuki, a líder do SAU, Joyce Wanzeler, e a enfermeira Gleyce Silva (à direita)

A dedicação da enfermeira é reconhecida por Natália do Carmo, que acompanha a filha, Aylla Silva. “Nesses quatros anos de atendimento no hospital, a Gleice deixou tudo mais leve. É como um anjo enviado por Deus para cuidar e nos ajudar durante esse processo, uma verdadeira profissional. Eu a admiro e agradeço do fundo do meu coração pelo amor e cuidado pela Aylla, eu me sinto segura por saber que ela está ali para o que nós precisarmos”, disse.

As enfermeiras Daniela Pontes e Jaqueline Eduarda, assim como os técnicos de enfermagem Tilma Castro,  Kaio Lobato, Yuri  Martins e Cleyde  Dias também receberam a honraria ocasionada pelos depoimentos dos usuários. 

“A ‘Dani’ é muito atenciosa e mostra conhecimento no que está fazendo. Sentia-me segura quando minha filha ficava aos cuidados dela, pois sabia que qualquer mudança no quadro,  imediatamente iria procurar solucionar junto a equipe de pediatras da UTI.  Ela mostrou que existe um lado humano que se preocupa com os acompanhantes. Teve um dia que eu não tinha comido o dia todo porque não queria sair do lado da minha filha. Ela me deixou tranquila e disse para eu ir comer que ela estaria olhando a Manoela”, relatou Anne Wanderl, mãe da paciente.

Integração - Ao longo da semana, os colaboradores participaram de ações de integração, como o “Big Fone: Semana da Enfermagem”, espaço voltado para esclarecimentos sobre metas de segurança do paciente, fluxos institucionais e o papel da enfermagem dentro da unidade hospitalar. A iniciativa busca fortalecer a comunicação interna e incentivar a participação ativa dos profissionais nos processos assistenciais.

A programação ganhou um tom ainda mais afetivo com a “Ação Dia da Beleza”, oferecendo cuidados estéticos e momentos de relaxamento aos colaboradores. Também foram realizados o “Correio da Gratidão”, incentivando mensagens de reconhecimento entre equipes e a dinâmica “Craques da Enfermagem”, reforçaram a importância do cuidado não apenas com os pacientes, mas também com quem está diariamente na linha de frente da assistência.

A diretora assistencial, Alnilan Urel, A enfermeira Daniele Pontes (no centro) e a líder do Serviço de Atendimento ao Usuário, Joyce Wanzeler

Alnilan Urel, que é  enfermeira e diretora assistencial do Hoiol, destaca que a Semana de Enfermagem é um momento estratégico de valorização do impacto desses profissionais na recuperação dos pacientes.“Cuidar de quem cuida fortalece o sentimento de pertencimento, une as equipes, e reflete na assistência, pois os profissionais tendem a desenvolver um cuidado mais acolhedor, seguro, humanizado e comprometido com a excelência. O vínculo criado entre equipe, paciente, família, exige um preparo técnico, mas também equilíbrio emocional, empatia, escuta ativa. Investir em reconhecimento  é investir diretamente na qualidade assistencial. Faz a diferença”, disse a gestora.

A gestora também destacou as principais metas para fortalecer o cuidado dentro da instituição. “A nossa prioridade é promover assistência humanizada, educação permanente, desenvolver as lideranças e consolidar uma cultura cada vez mais centrada no paciente. É promover um cuidado integral, acolhedor e seguro durante a jornada dessa criança juntamente com a família, que resulte em um tratamento adequado e especializado”, enfatizou.

Texto: Ascom Hoiol