Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Publicom abre inscrições e chega a Bragança na próxima semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2015 18h44

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Comunicação Pública do Pará, o Publicom, que ocorre nos dias 25 e 26 deste mês, em Bragança, reunindo profissionais de toda a região do Caeté. Desde esta terça-feira (16), os interessados em aprimorar conhecimentos participando de palestras, oficinas e debates específicos da área podem se inscrever no site do projeto, que também oferece outras informações sobre o encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

A convidada desta edição é a jornalista Jalilia Messias, da TV Liberal, que vai falar da experiência profissional, sobretudo com televisão, e também debater com os profissionais sobre os desafios e as especificidades de se fazer comunicação no Estado. Cerca de 100 participantes são esperados nos dois locais do evento: a Catedral, onde serão ministradas as oficinas, e o Instituto Santa Teresinha, onde ocorrerão as palestras. Em Xinguara, o Publicom reuniu cerca de 120 profissionais, em abril deste ano.

Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, a ideia do Publicom é não apenas ofertar qualificação, mas principalmente aproximar mais a Secom de quem faz a comunicação nas diversas regiões do Estado. “Essa troca de experiência e o diálogo constante permite que, entre outros aspectos positivos, as informações públicas cheguem mais rapidamente ao cidadão. A primeira experiência, em Xinguara, foi muito positiva, e estamos dando continuidade ao trabalho em outras regiões, além de estarmos trabalhando para que esse contato se perpetue, com outras atividades e aprimorando o conhecimento entre as equipes. A troca de experiência é o ponto forte e principal objetivo dessa ação que desenvolvemos em conjunto com os veículos de comunicação e equipes de outros órgãos públicos, como as prefeituras e câmaras de vereadores”, diz.

Integração – A programação em Bragança vai oferecer horários diversos. Um os coordenadores do Publicom, Petterson Farias, da Diretoria de Comunicação Institucional da Secom, explica que a alteração foi pensada justamente para atender à demanda dos profissionais da região. “O que a gente tem observado é que, cada vez mais, o interesse cresce pelo evento. Quem vai, acaba querendo participar de tudo. Por isso, pensamos numa programação mais flexível, com as oficinas durante o dia e as palestras à noite”, adianta.

Outra novidade serão as oficinas de TV e rádio. “Existem pelo menos três emissoras de TV em Bragança, então já no primeiro contato, eles pontuaram essa necessidade”, observa o coordenador. Esse diálogo, segundo ele, tem sido o ponto de partida dos encontros, que têm parceria com as prefeituras locais. “A ideia é pensarmos a comunicação de forma integrada. Se por um lado a gente descentraliza os conhecimentos, por outro também estreitamos as relações”, afirma Petterson.

O primeiro Publicom foi em setembro de 2013, em Belém. Durante uma semana, mais de 160 assessores de imprensa se reuniram na capital para debater a comunicação pública no Pará. Na ocasião, convidados ministraram palestras e trocaram experiências com jornalistas do Estado. A retomada do encontro faz parte da política de descentralização, para chegar a todos os municípios paraenses.

Serviço: 2º Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom). Dias 25 e 26 deste mês, em Bragança. As inscrições podem ser feitas no site do projeto. Os interessados também poderão se inscrever nos locais do evento.