Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Mangal das Garças promove programação gratuita com Ecozoo e oficina infantil neste domingo (31)

Atividades incluem apresentação de filhote de quero-quero e oficina de construção de casinhas artesanais para crianças, em Belém

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
28/05/2026 18h54

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, realiza neste domingo (31), a partir das 10h, uma programação especial voltada ao público infantil, com mais uma edição do projeto Momento Ecozoo e a oficina criativa Ecoarte. A programação é gratuita e será realizada no anfiteatro do parque.

O Momento Ecozoo é promovido mensalmente pelo Mangal das Garças com o objetivo de aproximar os visitantes da fauna e flora presentes no espaço. A cada edição, um animal é apresentado ao público, que pode conhecer curiosidades sobre a espécie, tirar dúvidas e registrar fotos, sem contato direto com o animal.

Neste mês, a atração será um filhote de quero-quero, ave que nasceu no próprio parque. Segundo a técnica ambiental do Mangal das Garças, Beatriz Tavares, os filhotes foram resgatados após ovos serem encontrados em um ninho abandonado.

“Os filhotes de quero-quero nasceram aqui no parque, a partir de ovos encontrados em um ninho abandonado. O quero-quero não faz parte do nosso plantel. Assim como as garças, os coró-coró e os sanhaços, eles vivem livres pelo parque, aproveitando o espaço para se alimentar e por se sentirem seguros aqui. Hoje, já estão na fase juvenil para adulta, conseguindo buscar alimento sozinhos, voar e forragear sem ajuda, aptos para voltar à natureza”, explicou.

Educação ambiental e criatividade

Após o Ecozoo, a programação segue com o Projeto Ecoarte, que desta vez promoverá uma oficina de construção de casinhas artesanais. Utilizando materiais naturais, as crianças poderão desenvolver a criatividade e produzir brinquedos de forma lúdica e sustentável, com auxílio da equipe da Cumbuca - Oficinas Criativas.

O Projeto Ecoarte é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Organização Social Pará 2000, responsável pela administração do Mangal das Garças. A proposta é incentivar a educação ambiental de forma dinâmica e interativa.

Programação diária

Além das atividades especiais de domingo, o Mangal das Garças mantém programação diária voltada aos visitantes. Confira:

8h30 – Alimentação das iguanas
10h – Soltura das borboletas (consultar na bilheteria)
10h15 – Alimentação das tartarugas
10h30 – Passeio com rapinantes diurnas (terça a sexta)
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças
16h30 – Passeio com as corujas (terça a sexta)
Serviço
Projeto Ecozoo e Ecoarte
Domingo (31), às 10h
Anfiteatro do Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Rua Carneiro da Rocha, s/n, bairro Cidade Velha, em Belém

Funcionamento do Mangal das Garças
Terça a domingo, das 8h às 18h
Fechado às segundas-feiras para manutenção
Entrada gratuita.

Espaços monitorados
(Borboletário e Memorial Amazônico da Navegação)
R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia).

Texto: Bianca Portela – Ascom/OS Pará 2000