Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Defesa Civil do Estado conclui em Rondon do Pará ciclo de capacitações

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2015 20h15

Depois de capacitar 42 municípios desde o início do ano, a Defesa Civil do Estado encerra em Rondon do Pará, no sudeste paraense, o ciclo de treinamentos do Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos, que prepara a população e o poder público municipal para lidar com situações de desastres como enchentes, inundações, enxurradas, deslizamentos e erosões. O treinamento se estende até quinta-feira (18).

Na sala de aula localizada em um centro de capacitação da prefeitura, os alunos puderam discutir os conceitos apresentados e relacioná-los com a própria situação do município. Em janeiro deste ano, a Defesa Civil foi convocada para ajudar Rondon do Pará, que apresentou duas grandes erosões, nas ruas Bahia e Leandro. Após a avaliação da situação, nove famílias foram retiradas da Rua Bahia devido ao risco eminente de desabamento e foram realocadas em casas de parentes e moradias custeadas pela prefeitura.

“Eu me senti muito contemplada com este curso, já que fazemos este trabalho de avaliação de área de risco. Estou muito satisfeita. Não esperava que um desastre nessa proporção pudesse acontecer aqui no município, e estávamos desprevenidos. A partir deste momento podemos nos prevenir, e melhor do que isso é o contanto que estamos tendo com as outras pessoas, pois numa situação de emergência já sabemos a quem recorrer”, disse a analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente local Márcia Azevedo.

No fim do dia, os participantes tiveram aula prática próximo à cratera da Rua Bahia, para saber os riscos que a erosão oferece aos imóveis e à própria população. “Os alunos foram trazidos para este área para terem noção de como aconteceu a primeira resposta da Defesa Civil do município e do Estado, como isolamento, posto base e informação. A partir daqui trabalharemos um simulado de mesa, como se eles tivessem participado da situação antes do desastre. Isso lhes dará noções da organização necessária em casos como estes”, explicou a major Alessandra Pinheiro, da Divisão de Apoio Comunitário da Defesa Civil do Estado.

Além do monitoramento e da ajuda direta aos municípios em situação de emergência, a Defesa Civil também tem investido no Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos, que capacitou os municípios para lidar com situações de emergência e prevenção a danos maiores. Em 2015, os cursos já foram ministrados em 19 polos, que abrangem 42 municípios e todas as regiões do Estado.

“Este curso tem sido de grande importância, pois estamos vivendo um momento crítico, e temos a necessidade de preparar o município para situações futuras de desastres. Precisávamos da Defesa Civil presente aqui, e agora teremos a nossa equipe do município preparada. Prevenir é muito mais barato do que lidar com uma situação como essa das crateras em Rondon do Pará”, disse o prefeito, Edilson Oliveira.

As duas principais ruas afetadas pelas erosões já passaram pela avaliação do Serviço Geológico do Brasil, município e Estado. A partir disso foi feito um planejamento de obras de reforma e reconstrução dos locais para o governo federal, solicitada pela prefeitura, desde o dia 23 de março. A solicitação foi feita ao fundo da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O valor das obras chega a R$ 13,5 milhões. Até que os serviços sejam concluídos, a Defesa Civil mantém o monitoramento contínuo da área.