Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Show em homenagem ao Dia de Portugal encanta plateia paraense

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/06/2015 10h39

O Theatro da Paz se transformou em um pedaço de terras lusitanas em Belém na noite desta terça-feira, 16. Tudo por conta do show da fadista portuguesa Cuca Roseta, que se apresentou ao lado da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) para comemorar o Dia de Portugal no Brasil. A iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), contou com a parceria do Conselho da Comunidade Luso Brasileira no Pará e Vice-Consulado de Portugal em Belém.

Quem chegava ao teatro era recebido por duas recepcionistas vestidas com trajes típicos do país lusitano. A ideia encantou o público. "Essa casa é maravilhosa, estou realmente impressionada com tudo", disse a aposentada portuguesa Teresa Peixota, que passa temporada de férias com familiares em Belém.

Já para o casal de médicos Leila e Carlos Castelo, a iniciativa de comemorar o Dia de Portugal no Brasil com o show da fadista portuguesa foi muito bem vida. "Acompanho a Cuca há algum tempo. Acho ela maravilhosa, além de linda, é uma fadista sensacional", opinou a médica.

Logo no início do show, a fadista fez questão de reverenciar sua primeira apresentação ao lado dos músicos da OSTP. "É uma alegria imensa cantar ao lado dessa Orquestra maravilhosa", disse. A primeira parte do show foi composta por fados do repertório de Cuca, como "Rua do Capelão", de João Dantas e Frederico de Freitas e "Fados Sentidos", de autoria da fadista, que estava acompanha dos músicos de sua banda, Pedro Viana (guitarra portuguesa), André Ramos (viola de fado) e Frederico Gato (viola baixo).

O novo trabalho de Cuca Roseta, o CD "Riu", produzido por Nelson Motta, foi apresentado ao público na segunda parte do show, com a cantora acompanhada dos 54 músicos da OSTP. Entre as canções apresentadas estavam "Riu", música título e "Saudades do Brasil", de Vinícius de Moraes. A fadista, que está em sua segunda turnê pelo Brasil, já passou pelas cidades de Brasília e São Paulo. Depois de Belém, segue agora para o Rio de Janeiro.