Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi será realizado no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/06/2015 17h16

O governador em exercício, Zequinha Marinho, se reuniu com a comissão gestora do VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que vai acontecer de 11 a 13 de novembro, no município de Conceição do Araguaia, sudeste do Estado, para acompanhar o andamento da produção do evento que pela primeira vez será sediado fora de uma capital brasileira. O encontro que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 17, no Centro Integrado de Governo (CIG), também tratou do apoio estrutural e financeiro de empresas que serão parceiras do evento que é referência entre os produtores do fruto.

“Estamos buscando novos parceiros para concretizar a realização do simpósio”, comentou Zequinha Marinho ao lembrar que o abacaxi produzido no Pará abastece todo o país. “O Pará comanda a produção do abacaxi no Brasil e temos condições de melhorar essa produção. Acredito que devemos buscar a união entre os produtores para melhorar ainda mais a nossa posição no mercado mundial”, defendeu o governador em exercício que sugeriu um debate para a criação de uma cooperativa de produção do fruto.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, disse que através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a instituição dará todo o apoio necessário para o fortalecimento da cadeia produtiva do abacaxi. “Estamos à disposição para promover o treinamento dos produtores. Todos os custos serão por nossa conta. O único trabalho da comissão é mobilizar os interessados para o treinamento”, garantiu.

O secretário de agricultura de Floresta do Araguaia, Wilker Lopes, falou da importância de divulgar o abacaxi que é produzido em território paraense, que é considerado um fruto de grande qualidade. “Nem os paraenses se dão conta da qualidade do que é produzido aqui no nosso Estado. Não conhecem as particularidades dos frutos gerados aqui que são os melhores no que se refere à qualidade do fruto”, destacou Wilker Lopes que informou que a produção paraense abastece os grandes centros comerciais do país.

O Pará é o principal produtor de abacaxi do Brasil, que é o terceiro maior produtor mundial do fruto, com as maiores lavouras concentradas nos estados do Pará, Paraíba e Minas Gerais. Com relação a municípios produtores, Floresta do Araguaia lidera o ranking mundial, enquanto o município de Conceição do Araguaia é o segundo maior produtor do Brasil, perdendo apenas para o município vizinho na Região Sudeste do Pará.

Durante três dias de programação, o VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi vai reunir produtores, técnicos, cientistas, pesquisadores, empresários e interessados nos cursos de capacitação, mesas redondas, explanação de trabalhos científicos, palestras e exposição.

A reunião contou, ainda, com a presença de representante do Banco da Amazônia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará.